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Funcionário do mês: como escolher e dar premiação

Funcionário do mês recebendo seu prêmio.

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Você já pensou que desenvolver um programa de premiação para a escolha do funcionário do mês é uma forma de estimular os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e competitivo?

Essa prática, bastante conhecida no ambiente profissional, deve ser feita com a intencionalidade correta, se traduzindo em um programa efetivo de valorização do colaborador e estímulo à produção de resultados.

Pensando nisso, nós da Kaledo vamos te dar dicas sobre a importância de implementar a premiação de funcionário do mês, os motivos para fazer essa competição acontecer e quais são as vantagens e critérios para escolher o funcionário de destaque.

Para a parte mais importante, a premiação, você pode usar sistemas automatizados. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é funcionário do mês?

O programa de valorização do colaborador, conhecido como funcionário do mês, é uma estratégia do setor de recursos humanos e gestão de pessoas com o objetivo de reconhecer um profissional publicamente com recompensas pelo seu resultado no trabalho, bem como sua personalidade.

Por se tratar de uma premiação, o programa de funcionário do mês acontece através de uma competição dentro de um ou vários setores da empresa, com um prazo estipulado para a análise dos resultados e do desempenho dos funcionários.

A ideia do programa é reconhecer como os trabalhadores são importantes para o desenvolvimento do negócio, estimular a produtividade e aumentar a motivação e engajamento das equipes. Afinal, todo mundo quer ganhar alguma recompensa, certo?

Nesse sentido, é super importante que o programa de premiação de funcionário do mês seja planejado com critérios objetivos de avaliação, metas claras e prêmios realmente satisfatórios para estimular o trabalho de toda equipe.

Hoje, com o alto índice de rotatividade e dificuldade para manter o engajamento de equipes, o programa de funcionário do mês se apresenta como estratégia viável e inteligente de gestão de pessoas e deve fazer parte de toda empresa que deseja estimular e manter os seus trabalhadores.

Por que fazer essa premiação?

Foto de funcionário do mês.

Agora que você já sabe o que é o funcionário do mês, deve estar se perguntando: “Tudo bem, mas qual é o objetivo em desenvolver um programa aparentemente trabalhoso para premiar colaboradores a fazerem o que já é a sua obrigação?”

É aí que reside o perigo. Alimentar esse pensamento pode fazer com que a sua empresa não seja um ambiente motivador para os colaboradores. Consequentemente, a produtividade cai e há impactos econômicos e sociais no seu negócio.

Portanto, conhecer os motivos para desenvolver essa premiação mensal vai te ajudar a colocar o programa de funcionário do mês como uma das prioridades do time de gestão de pessoas.

Reafirma a cultura e valores do negócio

Toda empresa possui valores considerados essenciais para o desenvolvimento das atividades, como integridade, trabalho em equipe, organização, pontualidade, entre outros. Dessa maneira, a atitude dos colaboradores deve andar em conjunto com os valores do negócio.

Porém, como é comum que as atividades cotidianas façam o funcionário esquecer esses valores, o prêmio de funcionário do mês é a forma de fazer com que toda a empresa navegue na mesma direção e na busca dos mesmos objetivos.

No mesmo sentido, o colaborador também passa a entender qual é o valor que está sendo reconhecido pela empresa e busca se adequar ao que a companhia espera para também ter chances de conseguir o prêmio.

Reconhecimento frequente

Sabe como é trabalhar em um local em que não há reconhecimento, apenas críticas? Com o programa de funcionário do mês esse comportamento passa a ser reduzido, porque o estímulo da liderança vai estar focado na identificação do melhor rendimento para ser atribuído a determinado colaborador.

Da mesma maneira, é a oportunidade perfeita para reconhecer quando algo é bem feito praticamente no mesmo período em que a tarefa é realizada. Assim, as conquistas são parabenizadas no momento oportuno e não quando já “perdeu a graça”.

Vantagens de escolher o funcionário do mês

Depois de entender os objetivos da implementação de um programa de funcionário do mês, é hora de descobrir quais são as vantagens relacionadas à criação do programa.

Afinal, em todo local de trabalho há uma pessoa que se esforça bastante para entregar valor e resultado, que faz além do solicitado e é uma pessoa ótima para trabalhar em equipe. 

E é perfeitamente justo o reconhecimento de alguém com um comportamento de valor, tanto pela liderança quanto pelos colegas de trabalho. Por isso, o programa de funcionário do mês quando organizado adequadamente, com respeito e inclusão, apresenta várias vantagens. Veja quais são a seguir:

Maior produtividade

O aumento da produtividade é consequência direta do programa de melhor funcionário do mês. Afinal, para ganhar o prêmio, o colaborador vai precisar cumprir metas. 

Para quem trabalha em serviço de suporte, por exemplo, avaliações excelentes e maior número de ligações pode ser um indicador de maior produtividade. Com a recompensa, a motivação aumenta e a entrega de resultados também.

Desenvolvimento profissional

Premiar o funcionário estimula que haja desenvolvimento profissional, como adequação a valores da empresa, organização, pontualidade e outras características positivas.

O prêmio de funcionário do mês também é um motivador para o desenvolvimento pessoal, porque cria a percepção no funcionário de que é possível se desenvolver mais, gerenciar as emoções e entregar resultados cada vez melhores.

Melhora a autoestima da equipe

Aumento da motivação para conquistar um prêmio é uma excelente maneira de melhorar a autoestima e o engajamento da equipe. Caso a visualização das metas seja objetiva, quanto mais o resultado for atingido, melhor o time vai se sentir.

Do mesmo modo, a satisfação no ambiente de trabalho é uma maneira de concentrar a atenção do colaborador e mantê-lo mais incentivado não só a trabalhar em equipe, mas conseguir ter proatividade, iniciativa e comprometimento com as metas do setor.

Reduz erros

O prêmio de funcionário do mês é dado ao colaborador de destaque, com bom desempenho profissional e entrega de resultados. Assim, a tendência é que o trabalho se desenvolva com maior perfeição, atenção aos detalhes, minimizando a ocorrência de erros no processo.

Maior qualidade de produtos e serviços

Você já chegou em um ambiente animado, no qual todos pareciam empolgados na entrega de um produto ou serviço? Esse pode ser o efeito causado por uma premiação de funcionário do mês.

Como há estímulo interno para uma conquista significativa, os trabalhadores passam a atuar com mais afinco, determinação e motivação. Como consequência, os produtos e serviços apresentam melhor índice de entrega.

Promove competição saudável

Ambientes competitivos estimulam positivamente o alcance de metas, então nada melhor do que dar início a uma competição saudável para os colaboradores ganharem um prêmio.

Nesse momento, os líderes podem analisar funcionários que apresentam boa capacidade e espírito de liderança, criatividade e foco e determinação para atingir certos resultados.

O ideal é ser uma competição saudável para aumentar o senso de pertencimento, com atenção ao respeito e à inclusão de todos na disputa.

Como classificar o funcionário do mês?

O prêmio de funcionário do mês deve ser pensado para estimular uma competição saudável em busca de um resultado. Dessa forma, na hora de planejar quem vai ser o funcionário sorteado, o setor de gestão de pessoas deve pensar em critérios inclusivos, com o potencial de participação de todos.

Dessa maneira, o processo de participação se torna mais justo e igualitário, com oportunidades para todos os cargos e não somente para determinadas pessoas. Afinal, a depender do critério de avaliação escolhido, nem todos estarão aptos a participar da competição.

Critérios recomendados

Para evitar alegações de favoritismo da empresa com certas pessoas, reforço de preconceitos, seleções com base em critérios subjetivos ou falta de critérios e objetivos claros e bem definidos, o ideal é se guiar por certos critérios para tornar o prêmio de funcionário do mês mais atrativo.

Pela eficácia comprovada na melhora da entrega de resultados e pelo efeito positivo na motivação dos colaboradores, concentre os seus esforços na análise dos seguintes fatores:

Comprometimento

Critérios objetivos como o comprometimento podem ser avaliados através da assiduidade e pontualidade do colaborador na empresa. Fácil de verificar, por meio do controle de jornada, é ponto positivo para quem não falta e chega no horário.

Atitude

A atitude está relacionada ao comportamento adotado pelo colaborador no local de trabalho. Como cada pessoa possui aspectos da própria personalidade, o ideal é valorizar características mais objetivas e fáceis de observar, como:

  • Criatividade
  • Proatividade
  • Capacidade de resolução de problemas
  • Disciplina
  • Trabalho em equipe
  • Desempenho consistente
  • Respeito à diversidade e conduta ética

Outros pontos também podem ser observados, escolha qual está mais adequado ao objetivo que você está buscando na sua empresa.

Metas

O estabelecimento de metas deve ser pensado de acordo com a função desempenhada pelo colaborador na empresa. Dessa forma, diferentes funcionários vão ser testados conforme seu âmbito de atuação.

O importante é a definição de metas claras, objetivas, e possíveis de alcançar.  Isso porque, se o funcionário pensar que se trata de uma tarefa impossível, pode não se dedicar adequadamente.

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Resultados

Quais são os resultados que a sua empresa busca? Maior satisfação de clientes? Menor número de reclamações ou cancelamentos de serviço? Aumentar as vendas?

Diferente das metas, os resultados se demonstram em números e de maneira consistente ao longo do tempo. É um bom critério de avaliação, porque as metas podem ser cumpridas com pouca qualidade, o que vai exigir o chamado retrabalho. 

Relacionamento

O relacionamento é a forma como o funcionário se comporta no ambiente de trabalho. Saber atuar em equipe, ter comportamento respeitoso, lidar com as diferenças e adversidades sem reclamações constantes ou perseguições, todos são aspectos de uma personalidade boa de trabalhar e conviver.

Como realizar a premiação?

Depois de entender o que é funcionário do mês, os objetivos e vantagens, bem como quais são os critérios de classificação, é hora de premiar o felizardo que conseguiu se destacar naquele período de 30 dias.

O ideal é que a empresa consiga mapear adequadamente os desejos dos funcionários para saber quais são os benefícios que eles mais gostariam de adquirir. Para tanto, o uso da tecnologia para efetuar pesquisas ajuda bastante.

Como são várias opções de prêmios, a gestão de pessoas pode analisar qual é o reconhecimento que mais faz sentido para os colaboradores, como:

  • Reconhecimento financeiro através de bônus, cupons, almoço ou jantar, assinaturas ou ajuda de custo
  • Desenvolvimento pessoal, com a premiação de boas mentorias, cursos, pagamento de pós-graduação ou MBAs e treinamento em novas áreas
  • Tempo livre, para o funcionário usufruir do prêmio fora do ambiente de trabalho, como dias de folga, ingressos para espetáculos, parques ou shows, presentes, viagens

Com essas dicas, envolver os trabalhadores no processo de escolha do prêmio de funcionário do mês vai engajar ainda mais a equipe.

Automação de prêmios para colaboradores

Com diferentes opções de prêmios, pode se tornar difícil para o setor identificar exatamente o que funcionários de uma empresa mais valorizam. Assim, a tecnologia pode dar uma ajudinha extra na hora de selecionar qual é a vantagem mais buscada pelo colaborador.

Com o uso de plataformas digitais, a equipe de gestão de pessoas pode entender o perfil do funcionário e saber o que ele mais gosta: Cupons de desconto em farmácias, grandes lojas ou o famoso cashback.

O ideal é encontrar uma plataforma que respeite a privacidade dos colaboradores, com a adequada proteção de dados, customização rápida e fácil e integração entre os diferentes sistemas da empresa. 

Depois de identificar o que eles mais gostam, podem ter acesso a esses mesmos produtos por um valor mais acessível, com aumento da própria remuneração pessoal.

Foto de colaboradores felizes.

Conclusão

Sem dúvidas, o investimento na premiação do melhor funcionário do mês estimula a competição saudável e, dentro do ambiente empresarial, se mostra como ótima maneira de atingir resultados em de curto a longo prazo.

Com a plataforma Kaledo, um clube de vantagens com mais de 15 milhões de membros, você consegue descobrir quais são os hábitos de consumo dos colaboradores e direcionar os prêmios para atender ao que eles realmente buscam e precisam.

Com a vantagem de ser customizada como você quiser, a Kaledo oferece vantagens exclusivas, como descontos em grandes marcas como Magalu, Ponto e Cinemark, cashback e vitrine de produtos com preços diferenciados para sua base de colaboradores. Para saber mais, acesse o nosso site e agende uma demonstração na sua empresa. No blog da Kaledo você confere outros temas relacionados a bons incentivos para funcionários. Não deixe de visitar!

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