Logo Kaledo

Benefícios flexíveis: o que são, seus tipos e vantagens

Foto de mulher comemorando benefícios flexíveis.

Compartilhe:

Após a pandemia que tivemos em 2020, muitas pessoas acabaram ficando desempregadas e o mercado, consequentemente, se tornou muito mais competitivo. Por conta disso, a cada dia as empresas procuram cada vez mais por alternativas inteligentes para melhorar o desempenho de toda a sua equipe e se destacar no mercado.  Nesse sentido, os benefícios flexíveis entram como uma ótima opção, pois além de diminuírem as demissões voluntárias, tem o papel de valorização do corpo de funcionários, fazendo com que estes tenham um maior nível de satisfação no trabalho e que realizem  as suas tarefas de forma muito mais dedicada. 

Os benefícios flexíveis surgiram em 1970 nos Estados Unidos e aos poucos foi se espalhando ao redor de todo o mundo. Eles chegaram no Brasil no ano de 2000 e desde então vem sendo cada vez mais utilizados pelas empresas que buscam por um diferencial e se destacar ainda mais no mercado. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esses benefícios e outras informações também muito importantes acerca deste conteúdo. 

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis funcionam como um tipo de remuneração que os funcionários de uma empresa recebem além do seu salário. Esses benefícios são diversos e podem vir em forma de reembolsos, ajuda de custos, planos odontológicos ou de saúde, trabalhos extras, plano de aposentadoria, entre muitos outros. 

Quando uma empresa oferece benefícios, os funcionários podem escolher aqueles que mais lhe interessem de acordo com as opções oferecidas. E então podem fazer um plano personalizado que mais se adapte ao seu estilo de vida. 

O custo desses benefícios que são disponibilizados pela empresa, podem ser divididos ou não entre a empresa e os funcionários, e eles podem estar presentes tanto em grandes empresas como em empresas menores. Porém, é de grande importância saber que esses benefícios são adicionais, as empresas podem disponibilizar caso queiram, além dos direitos e as obrigações que tem com os seus funcionários. 

Tipos de benefícios flexíveis 

Foto de homem vendo gráficos.

Existem diversos benefícios flexíveis, pois eles podem assumir diversas formas. Mas, os mais comuns e que as empresas mais costumam disponibilizar para os seus funcionários, são os seguintes: 

Vale alimentação/refeição 

Esse é um benefício que pode ser oferecido pelas empresas para que os colaboradores possam comprar alimentos em supermercados, restaurantes ou em outros locais que aceitem esse vale como pagamento. 

Vale-cultura

Já esse benefício chamado de vale-cultura é uma forma da empresa mostrar que se importa com o bem-estar dos seus colaboradores. Pois, por meio dele é disponibilizado um valor extra para cada funcionário para que eles destinem a atividades culturais, seja ir em teatros, shows ou cinemas, sem precisar gastar uma parte do seu salário. 

Auxílio-creche/escola

Esse é um benefício ideal para aqueles funcionários que têm filhos. Pois o auxílio-creche/escola pode ser um diferencial muito relevante, visto que ele permite que o colaborador tenha uma grande economia em seu orçamento mensal e, também, faz com que ele se sinta mais motivado a permanecer trabalhando na empresa.

Auxílio Home Office 

Esse benefício é destinado para aqueles que trabalham de casa, por meio do home office. Ele consiste em dar um valor para que essas pessoas possam pagar todos os gastos que elas têm trabalhando no home office. Esse auxílio serve para custear gastos com as contas de luz, internet, telefone, água e compras de equipamentos que possam te ajudar nas tarefas diárias. 

Convênio com academias 

O convênio com academias é um benefício que oferece aos colaboradores de uma empresa parceira diversas opções para cuidar do seu bem-estar, tanto físico como mental. Tudo isso, através de uma plataforma de atividades físicas com o foco principalmente na qualidade de vida dos colaboradores, onde o acesso a milhares de academias, estúdios e aulas ao vivo são disponibilizadas. 

Previdência privada 

A previdência privada empresarial também é uma ótima opção de benefício, pois com ela, você poderá  atender às necessidades de profissionais de todas as idades. Afinal, esse benefício é um investimento que complementa a previdência social dos funcionários. 

Seguro de vida 

O seguro de vida é um benefício que na maioria das vezes também é disponibilizado para os funcionários e pode cobrir: a morte do segurado ou invalidez por acidente, assistência funeral, pagamento de despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diagnóstico de doenças graves, entre outros.

Além desses benefícios, ainda podemos citar outros como: auxílio ao desenvolvimento profissional, cobertura de despesas para trabalho remoto, custeio de estacionamento, gasolina ou transporte público, home office, licença sabática, programas de assistência profissional e o reembolso de mensalidades e empréstimos estudantis. 

Quais são obrigatórios?

Foto de pessoas trabalhando.

Os benefícios flexíveis como já dito anteriormente são benefícios opcionais que as empresas podem oferecer, porém, existem benefícios que são obrigatórios e garantidos pela legislação trabalhista. Ou seja, todas as empresas são obrigadas a oferecer todos eles. Como exemplos temos:

Férias remuneradas 

Esse é um benefício que prevê o direito de todos os funcionários a terem 30 dias consecutivos de férias após 12 meses de trabalho. Esses 30 dias podem ser divididos em até três períodos pela empresa, mas um deles não pode ter menos que 14 dias e os outros menos que 5. 

13º salário 

Esse também é um direito que deve ser garantido a todo trabalhador. O valor desse benefício é calculado de acordo com a quantidade de meses que o profissional trabalhou durante o ano. Para chegar ao valor correto basta que você divida o seu salário por doze, que é a quantidade de meses, e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou. O 13º pode ser dividido em até duas parcelas, no final de dezembro e novembro ou pode ser adiantada para quando ele tirar férias.

Vale-transporte 

Caso você tenha que percorrer um trajeto superior a 1 km para chegar até o local em que você trabalha, a empresa também é obrigada a pagar o seu vale-transporte. Mas na lei também há que a empresa pode chegar a descontar até 6% do seu salário para custear esse benefício, porém o resto fica por conta do empregador. 

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Mensalmente a empresa é obrigada a depositar o valor do FGTS para todos os seus empregados. Porém, a conta onde é depositado esse valor só pode ser acessada em caso de uma demissão sem justa causa, aquisição de imóveis ou por conta de algumas doenças específicas. O valor do depósito equivale a 8% do salário do profissional ou 2% no salário de jovens aprendizes.

Adicional noturno 

Todos aqueles funcionários que tiverem um expediente entre 22h e 5h do dia seguinte têm direito a uma remuneração extra Onde ela deve ser de, no mínimo, 20% sobre o valor normal da sua hora de trabalho.

Impactos da reforma trabalhista nos benefícios flexíveis

As principais mudanças que ocorreram com a última Reforma Trabalhista em relação aos benefícios foram: 

  • As férias: pois os trabalhadores ainda têm direito a descansar de forma remunerada por 30 dias, porém, como já dito antes, esse período agora pode ser dividido em três etapas; 
  • Os bancos de horas e períodos de intervalos: pois agora ele é regulamentado. Ou seja, agora as jornadas de trabalho podem ser ajustadas pelos colaboradores e os seus superiores. Podendo assim, que as empresas optem pela suspensão de um dia de trabalho para compensar com maior carga horária nos outros dias;
  • O transporte: pois agora o tempo que o colaborador demora se locomovendo para chegar até a empresa não é mais contabilizado como tempo em trabalho;
  • O plano de carreira: visto que agora os gestores podem criar os planos de salários e utilizar critérios para aumentos salariais e promoções, sem precisar apresentar nada ao Ministério;
  • A participação nos lucros: porque agora o pagamento das participações nos lucros podem ser feitos em até duas vezes, dentro do mesmo ano; 
  • E o Pagamento de prêmios, auxílios e indenizações: pois de acordo com essa nova Reforma Trabalhista, esses programas e benefícios corporativos não integram os salários e, por isso, não são passíveis de tributos. 

Por que implantar benefícios flexíveis?

Oferecer benefícios flexíveis é uma ótima estratégia para uma empresa para que ela obtenha vantagens tanto dentro dela como fora. Pois, esses benefícios além de aumentar o engajamento dos funcionários também retém talentos. Essa é uma ótima alternativa para alcançar o bem-estar de todos os colaboradores de dentro da sua empresa, visto que quando estamos bem trabalhamos muito mais e entregamos serviços de melhor qualidade. 

Além disso, eles também podem servir como um diferencial no mercado de trabalho, porque como não são todas as empresas que disponibilizam eles, essa pode ser um quesito a mais para que as pessoas escolham a sua empresa. 

Quais as vantagens?

Foto de homem avaliando benefícios flexíveis.

Ao adotar esses benefícios você pode usufruir de diversas vantagens para a sua empresa, entre elas: 

Melhora a experiência do funcionário

Uma das principais vantagens é que quando uma empresa começa a disponibilizar esses benefícios a experiência dos funcionários se torna muito melhor. Pois, por meio deles é possível que eles fiquem mais estressados durante o dia a dia, porque podem aproveitar dos benefícios para tentar distrair um pouco a cabeça e descansar. Com esse alinhamento entre os valores dos funcionários e da empresa fará com que a qualidade de vida e a perspectiva de crescimento dentro do seu negócio seja maior, o que é muito importante para a construção de um excelente lugar para trabalhar.

Destaque no mercado 

Outra vantagem é o destaque no mercado. Isso acontecerá porque suas vagas se tornarão mais atrativas. Além disso, a satisfação dos colaboradores também irá aumentar, fazendo com que os serviços da sua empresa tenham uma melhor qualidade. Todas essas vantagens no final fará com que sua empresa tenha esses pontos como diferenciais das demais que terão no mercado.  

Menor rotatividade 

Com a permanência de talentos sua empresa terá reflexos em relação à rotatividade. Quanto mais pessoas quiserem trabalhar dentro da sua empresa e maior for a competitividade da proposta para o colaborador, a necessidade de mexer nos quadros da organização para suprir a saída de profissionais será muito menor.

Diversidade 

A partir do momento que você oferecer benefícios flexíveis dentro da sua empresa você mostrará que ela escuta e valoriza a diversidade dos seus colaboradores. E então será levantada uma bandeira de grande importância no mercado, que servirá tanto para atrair novos talentos como para se posicionar perante outros parceiros com o mesmo valor.

Retenção de talentos 

Além disso, você também poderá criar uma proposta de valor para os seus funcionários, aumentando a competitividade para manter apenas os melhores profissionais. 

Mais motivação 

Com o local de trabalho sendo mais leve e oferecendo diversas vantagens para os funcionários, eles trabalharão com uma motivação muito maior para não correr risco de perder a sua vaga. 

E as desvantagens? 

Por fim, também é importante dizer que um programa de benefícios flexíveis também podem trazer algumas desvantagens para as empresas, são elas: 

Requer certa rigidez 

Para que você disponibilize esses benefícios para os seus funcionários e assegure que os melhores resultados sejam os melhores possíveis, é importante que sua implementação seja feita com bastante atenção e planejamento para evitar que você tenha problemas referentes à legislação.

Exige foco na comunicação 

Essa também é outra desvantagem, pois para ter esses benefícios precisará que você tenha um planejamento e uma organização da equipe de Recursos Humanos da empresa. Com isso, ela acaba ficando suscetível a diversos riscos porque pode acontecer alguma contestação legal em relação à validade do pacote de benefícios que você oferecerá. Por isso, fique sempre atento. 

Talvez gere muitos gastos 

Dependendo dos benefícios que você escolher disponibilizar para os seus funcionários, isso pode acabar saindo um pouco caro. Então, para que isso não se torne algo ruim para você, tente buscar saber um pouco mais antes sobre isso para ver qual a faixa de valor você gastará com isso e quais são aqueles que cabem no seu orçamento e você pode disponibilizar para aproveitar das inúmeras vantagens que isso pode trazer. 

Como a Kaledo pode te ajudar? 

Se você está em busca de uma plataforma para utilizar na sua empresa e desfrutar de diversas vantagens por meio dela, a Kaledo é uma ótima opção! Ao optar pela nossa plataforma você poderá: descobrir informações valiosas sobre a sua base, customizar a plataforma do jeito que você quiser, fazer uma integração completa com o seu produto e oferecer vantagens exclusivas da nossa plataforma que você pode disponibilizar para os seus funcionários e eles poderão resgatar diversas vantagens. Entre elas descontos, cashbacks, vitrine com preciso exclusivos, etc. 
Caso tenha se interessado pela nossa plataforma ou queira ver mais artigos como este, acesse o nosso site!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

0
Would love your thoughts, please comment.x