Logo Kaledo

Benefícios para funcionários: o que são e quais os melhores

foto de funcionários felizes após receber benefícios.

Compartilhe:

As relações de trabalho e as preocupações com o bem-estar do colaborador é uma pauta  cada vez mais presente nas empresas. Naturalmente, as expectativas e exigências da nova geração de profissionais também têm se transformado, hoje ela não observa somente o salário na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, e sim quer saber que outras vantagens há em se tornar parte do corpo de funcionários. Por esse motivo, uma boa política de benefícios para funcionários é considerada hoje uma ferramenta estratégica para atrair e reter talentos.

Enquanto alguns benefícios corporativos são obrigatórios e previstos em lei, outros são tidos como um diferencial competitivo e fazem muita diferença na dinâmica de contratação de novos funcionários. 

Nesse sentido, antes de definir o que oferecer, é importante saber o que são exatamente esses benefícios e o que os profissionais estão procurando atualmente, bem como compreender como essa oferta pode impactar o rendimento dos colaboradores e as métricas da organização.

O que são benefícios para funcionários?

Os benefícios para funcionários são basicamente recursos que uma instituição oferece aos seus trabalhadores no intuito de promover maior bem-estar e qualidade de vida, além de atrair e reter talentos. Desse modo, é possível melhorar a performance e o engajamento. 

Por que oferecer benefícios para funcionários?

Foto de funcionários de empresa juntos.

Estratégias como os benefícios são essenciais para aumentar o engajamento dos funcionários. Isso porque os colaboradores passam a perceber que estão sendo cuidados e assim sentem mais confiança na empresa.

Outro motivo para oferecer benefícios aos funcionários é aumentar a competitividade da instituição no mercado, pois os melhores talentos precisam se sentir atraídos para sua organização. 

A importância dos benefícios para os trabalhadores

Os benefícios para funcionários podem funcionar como ações de endomarketing. Você já ouviu falar desse conceito? Trata-se de um conjunto de ações adotadas pelas empresas para melhorar o marketing interno; isto é, a reputação da instituição entre os seus colaboradores. 

Desse modo, além de atrair novos talentos, os benefícios servem para aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores em atuarem na respectiva empresa. Consequentemente, os funcionários tendem a se mostrar mais proativos e geram resultados mais expressivos para o negócio. 

Suas vantagens

Cabe reforçar que tanto os funcionários quanto a empresa saem em vantagem quando são oferecidos benefícios. Listamos alguns dos motivos pelos quais essa prática deve ser adotada para você entender detalhadamente sua importância. 

Empresa atraente

As instituições estão cada vez mais rigorosas na hora de escolher seus colaboradores. Entretanto, os melhores profissionais do mercado também estão cientes que precisam se valorizar e, por isso, não se associam a qualquer empresa. 

Entre os fatores que os profissionais levam em consideração na hora de escolher uma empresa para trabalhar estão o salário, é claro, um ambiente de trabalho construtivo, onde poderão evoluir e explorar seu potencial e, além disso, as vantagens que irão receber. 

Sendo assim, a oferta de benefícios é uma ótima maneira de tornar sua empresa mais atrativa para os profissionais mais capacitados e valiosos, que por sua vez poderão agregar muita competência e resultados positivos para o seu time.

Colaboradores fiéis

Os benefícios também são uma excelente maneira de melhorar a reputação da empresa entre os colaboradores que já são da casa, pois eles terão menos inclinação para trocar de emprego. Portanto, os benefícios também se traduzem em um menor turnover.

Maior produtividade

Quando não há perspectiva de vantagens nem melhoras dentro da empresa, os colaboradores podem não se esforçar o suficiente para melhorar seu rendimento, haja vista que independente do esforço irão receber a mesma remuneração.

Por outro lado, trabalhadores que exercem suas atividades com mais motivação tendem a apresentar melhor desempenho, por esse motivo, há um aumento na produtividade. Com isso, podemos compreender que os benefícios são uma excelente ferramenta para manter os funcionários motivados. 

Profissionais engajados

Você já ouviu falar em engajamento profissional? Esse termo é utilizado para se referir ao nível de comprometimento, envolvimento e motivação do colaborador com o seu trabalho e com a empresa onde atua. 

Como vimos, a oferta de benefícios aumenta a motivação e a produtividade, logo os trabalhadores se tornam mais engajados com o ambiente de trabalho. Assim todos saem ganhando, tanto os contratados quanto os contratantes. 

Melhor imagem da empresa

Quem não gostaria de trabalhar em uma organização comprometida com o bem-estar dos seus funcionários e que preza pela qualidade de vida em vez de apenas exigir resultados o tempo todo?

Ao oferecer benefícios para funcionários, você melhora a reputação da empresa. Isso é importante para quem já trabalha na instituição, para quem deseja se candidatar a uma vaga de emprego e hoje em dia também tem sido um tema de interesse para os clientes.

A clientela atual tem levado em consideração a forma como as empresas tratam seus colaboradores antes de adquirir um produto ou contratar um serviço. Mais do que nunca, o mundo está atento às condições de trabalho, portanto, é um ponto que merece muita atenção.

Impactos da Reforma Trabalhista nos benefícios para funcionários

Foto de documentos em mesa.

A Reforma Trabalhista, aprovada pela Lei 13.467, de 2017, modificou as relações de trabalho em relação às regras referentes à remuneração, plano de carreira, jornada de trabalho, entre outros aspectos. 

A nova norma foi aprovada com o objetivo de flexibilizar o mercado de trabalho e simplificar a relação entre empregadores e empregados. Com isso, aspectos relacionados aos benefícios para os funcionários também passaram por mudanças.

Banco de horas

Entre os benefícios que tiveram mudanças com a Reforma está o banco de horas, que passou a ser regulamentado. Desse modo, os colaboradores têm mais liberdade para lidar com suas demandas no tempo desejado. 

Cabe lembrar que a quantidade máxima de horas trabalhadas por dia é de 8 horas. Ademais, é possível estendê-las por mais 2 horas, que podem ser contabilizadas no banco de horas.

Home office

O home office foi regulamentado. Dessa maneira, a empresa pode oferecer benefícios específicos para esse tipo de trabalho, como auxílios para que os funcionários comprem novos equipamentos ou mantenham os que já têm atualizados. 

Prêmios, auxílios e indenizações

De acordo com a legislação da Reforma Trabalhista, os prêmios, auxílios e indenizações não fazem parte do salário dos funcionários nem de benefícios corporativos. Portanto, não são passíveis de tributos. Sendo assim, é necessário criar planos estratégicos para abonar ou premiar os trabalhadores.

Quais são os tipos de benefícios que uma empresa pode oferecer?

Os benefícios que a empresa pode oferecer aos colaboradores podem ser classificados em obrigatórios (que fazem parte dos direitos trabalhistas) e não obrigatórios. Que tal entender detalhadamente ao que se refere cada um deles? Veja logo abaixo.

Obrigatórios

Os benefícios obrigatórios estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e devem constar na folha de pagamento. Caso não sejam fornecidos, a instituição está sujeita ao pagamento de multas e indenizações.

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) refere-se a um fundo criado com o objetivo de amparar o trabalhador demitido sem justa causa. Todo mês o empregador recolhe 8% do salário do colaborador e deposita em uma conta. 

O trabalhador, por sua vez, só tem acesso a esse valor em caso de demissão arbitrária ou em algumas situações permitidas por lei, como, por exemplo, no caso do saque emergencial do FGTS, que foi aprovado durante a pandemia de Covid-19.

Férias remuneradas

As férias remuneradas são um direito do trabalhador. No total, são 30 dias consecutivos de férias a cada 12 meses trabalhados, mas esse período pode ser dividido mediante acordo com o empregador.

Décimo terceiro 

O décimo terceiro salário está em vigor no Brasil desde 1962 e também é conhecido como gratificação natalina. É um benefício que corresponde ao valor de um salário extra, que pode ser pago dividido em duas parcelas, mas tradicionalmente é pago no final do ano. 

Esses são alguns exemplos de benefícios obrigatórios, mas ainda existem outros como licenças (maternidade, paternidade, etc.), vale-transporte e repouso semanal remunerado. 

Não obrigatórios

Os benefícios não obrigatórios não são previstos em lei. Mesmo assim, alguns são oferecidos pela grande maioria das empresas, enquanto outros são menos comuns. 

Entre os benefícios para funcionários do Atacadão, por exemplo, estão incluídos vales para alimentação e refeição, bem como assistência médica e odontológica. 

Os benefícios para funcionários da Toyota, por sua vez, incluem vale-alimentação, seguro de vida, auxílio-creche e convênio com farmácias. 

Vale-alimentação e vale-refeição

As empresas costumam oferecer esses auxílios, sobretudo para colaboradores que atuam presencialmente durante longas jornadas. Geralmente os benefícios são oferecidos em forma de cartão com um valor em dinheiro previamente estabelecido. 

O vale-refeição pode ser utilizado no refeitório da própria empresa ou em restaurantes conveniados. Já o vale-alimentação, por sua vez, pode ser utilizado para aquisição de alimentos em supermercados.

Plano odontológico e assistência médica

O plano de saúde (assistência médica) é com certeza um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais. Há empresas que oferecem planos de saúde e odontológicos diferentes conforme o cargo do colaborador. 

Além disso, algumas instituições oferecem a possibilidade de incluir membros da família nos planos, que podem ser oferecidos conjuntamente, tanto o de assistência médica quanto o odontológico ou individualmente.

Quais são os outros benefícios para funcionários que uma empresa pode oferecer?

Além de benefícios mais comuns como plano de saúde e os vales-alimentação e refeição, hoje em dia existem muitos outros benefícios que podem ser oferecidos aos trabalhadores de acordo com o perfil da empresa. 

Participação nos lucros e resultados

Algumas organizações oferecem participação nos lucros e resultados (PLR) como forma de benefícios para funcionários que batem metas e contribuem para a empresa alcançar seus objetivos e métricas.

Tal vantagem funciona como uma remuneração variável e em muitos casos chega a ser equivalente a mais dois ou até três salários anuais, a depender dos lucros da instituição, é claro. 

Incentivo à educação

Fotos de livros na frente do céu.

Muitas organizações têm investido no incentivo à capacitação dos seus profissionais por meio de parcerias com instituições de ensino. Isso é especialmente importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Enquanto a empresa passa a contar com funcionários mais especializados e terá uma melhor reputação por se preocupar com esse tipo de investimento, o funcionário se torna mais capacitado, podendo alcançar cargos e salários melhores.

Parcerias com academias e salas de jogos

A preocupação com a saúde mental é algo cada vez mais crescente, principalmente após a crise sanitária ocasionada pelo novo coronavírus. Com isso, as empresas vêm buscando formas de promover a saúde física e mental dos seus colaboradores.

É nesse contexto que se encaixam os benefícios relacionados às academias e salas de jogos (eletrônicos ou não). A organização pode criar esses ambientes dentro de suas próprias dependências ou estabelecer parcerias para que os funcionários possam frequentar esses locais. 

Clubes de vantagens

Atualmente muitas organizações estão investindo em clubes de vantagens para oferecer benefícios para funcionários. Basicamente, são programas que as instituições usam para motivar e engajar os colaboradores através de promoções e descontos em estabelecimentos parceiros. 

Esse tipo de estratégia funciona como uma boa iniciativa para os recursos humanos e ainda serve para melhorar o marketing da organização, propiciando maior atração de talentos e fidelizando mais profissionais.

Todo mundo quer praticidade e bons descontos em serviços e produtos, não é mesmo? É por motivos como esses que os clubes de vantagens têm conquistado cada vez mais adeptos, ao ponto de se tornarem recursos utilizados por organizações como o Bradesco e a Vale do Rio Doce.

Como a Kaledo pode te ajudar?

Para definir quais benefícios são mais adequados para os seus funcionários, é importante compreender quais são as principais necessidades dos profissionais do seu time e como a empresa pode ajudá-los. 

Nesse sentido, saiba que hoje em dia já existem recursos tecnológicos para auxiliar esse processo de tomada de decisão. Isso é especialmente importante na hora de definir quais são os melhores benefícios para os funcionários. 

Na Kaledo, por exemplo, existe a possibilidade de gerar relatórios para verificar os hábitos de consumo e como tem sido a utilização das vantagens disponibilizadas. 

Esses dados são fundamentais para que você tenha o respaldo necessário para aumentar a oferta de vantagens que realmente façam diferença para seus colaboradores e, em contrapartida, servem para você gastar menos tempo e recursos com benefícios que não são tão desejados. 

Se você já tem parceiros exclusivos, saiba que é possível gerenciar essas parcerias por meio da plataforma dos recursos da Kaledo e otimizar seu tempo, assim você oferece uma melhor experiência para seus colaboradores, sem deixar de utilizar suas parcerias da melhor forma possível.

Além disso, você pode oferecer diversos tipos de benefícios em parceria com a Kaledo, sendo eles: descontos em produtos de marcas famosas, cashback, preços exclusivos, descontos em medicamentos, entre outros. 
Não deixe de conferir nossas funcionalidades, pois temos tudo que você precisa para deixar os benefícios oferecidos bem personalizados, de acordo com as necessidades do seu time. Então agende demonstração gratuita e confira na prática como podemos fazer o seu negócio melhorar!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

0
Would love your thoughts, please comment.x