Logo Kaledo

Conheça benefícios criativos para funcionários em sua empresa!

Foto de pessoas felizes com benefícios criativos.

Compartilhe:

O crescimento de uma empresa está relacionado principalmente à construção de uma equipe de colaboradores mais forte e satisfeita. Nesse contexto, reter talentos é uma estratégia importante a ser desenvolvida pelo RH. E para contribuir com a motivação dos colaboradores, desenvolver benefícios criativos para funcionários é um ponto-chave nesse processo.

A transformação do mercado de trabalho leva as empresas a investir no processo seletivo com a intenção de atrair novos talentos mais alinhados com os valores e a cultura da organização. Da mesma forma, essa companhia também estuda maneiras de reter os veteranos e mantê-los engajados.

Por esse motivo, novos planejamentos são feitos pela equipe de recursos humanos com a intenção de reter esses talentos e criar um clima organizacional que seja bom para todos, em atenção aos valores da empresa. E esse projeto perpassa pela atenção ao colaborador.

Isso porque, com o passar do tempo, na ausência de reconhecimento, o funcionário contratado pode deixar de apresentar motivação, engajamento e produtividade, com queda na performance e na entrega dos resultados. Para evitar esse cenário, recomenda-se a criação de benefícios para colaboradores.

Pensando nisso, é importante conhecer como reter os seus melhores talentos com foco na melhoria da qualidade de vida dos funcionários, para proporcionar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Afinal, como a retenção de talentos não é apenas aumento de salário, conheça os benefícios para os funcionários.

O que são benefícios para funcionários?

Foto de mulheres segurando cartões de benefício a colaboradores.

Assim como todos os campos da vida, as relações de trabalho também sofrem transformações. Desse modo, se antes um bom salário era o suficiente para atrair e fazer com que um colaborador permanecesse na empresa, hoje já não é mais o ponto principal.

E é nesse ponto que faz sentido falar sobre a adoção de benefícios para funcionários. Os benefícios funcionam como uma política de recompensa oferecida aos trabalhadores em virtude da função exercida na empresa. 

Os benefícios oferecidos podem ser de várias categorias, como alimentação, bem-estar, lazer, saúde ou transporte e tem como função auxiliar o funcionário na sua vida privada. Assim, é possível usufruir dos benefícios sem tirar parte do salário para custear uma dessas categorias.

Por que aplicar benefícios em minha empresa?

Adotar uma política de recompensa ou de benefícios em uma empresa possui diversas finalidades e o ideal é analisar em que momento a companhia se encontra. No entanto, benefícios criativos para funcionários costumam trazer bons resultados para o seu negócio.

Em primeiro lugar, benefícios criativos para funcionários atuam diretamente na motivação dos trabalhadores, o que aumenta a produtividade e a performance. Assim, a sua empresa se torna um ótimo lugar para trabalhar.

Aumento do engajamento com o trabalho e o sentimento de pertencimento também são influenciados positivamente com a adoção de benefícios criativos para funcionários, porque mostra como a empresa se preocupa com o seu capital humano.

Atrair, reter talentos e potencializar o nome da empresa também são motivos relacionados à adoção de benefícios para colaboradores. Isso porque, com o aumento da concorrência, manter um salário atrativo, aliado a uma cesta de benefícios, aumenta a percepção de valor da sua empresa para o funcionário e para o público.

Atualmente, grandes empresas do mercado, como a Dasa, Alelo e até mesmo o CIEE, oferecem diversos benefícios como maneira de atrair, reter os colaboradores e reduzir a rotatividade de pessoal, também conhecida como turnover.

Benefícios criativos para funcionários

Investir em benefícios para os colaboradores contribui na atração e na retenção de talentos qualificados, que hoje é um dos grandes desafios de várias empresas, especialmente com a expansão do modelo de trabalho remoto e a possibilidade de encontrar emprego em diversos lugares.

Com exceção dos benefícios legais, que devem ser pagos obrigatoriamente por todas as empresas no caso de trabalhadores no regime CLT, como décimo terceiro salário e férias, a inclusão de benefícios criativos para funcionários é uma ótima maneira de aumentar a motivação dos colaboradores.

A seguir, veja uma lista com 11 benefícios interessantes para atrair e reter funcionários. O ideal é que os benefícios adotados sejam aqueles mais próximos da cultura organizacional e dos objetivos da empresa.

Vale-cultura

O Vale-cultura é um benefício pago ao colaborador com a finalidade de incentivar o consumo de arte pelo funcionário. No valor de R$50,00 (cinquenta reais), o vale-cultura não possui prazo de validade e pode ser usado em todo país.

Shows, teatro, cinema ou compra de livros são algumas das opções cobertas pelo vale-cultura. É um dos benefícios criativos para funcionários mais presentes no serviço público, mas que, aos poucos, tem sido adotado por grandes empresas no Brasil.

Gympass

Foto de mulher aproveitando seu gympass.

Um dos queridinhos dos colaboradores e oferecido pelas empresas é o Gympass, benefício para funcionários voltado à saúde. Entrada livre em academias, box de crossfit, acesso a aplicativos de atividades físicas, meditação e aulas virtuais são algumas das vantagens do Gympass.

Por ser um benefício corporativo, o Gympass deve ser assinado pela empresa e ofertado aos colaboradores. Em geral, a própria companhia arca com os custos da assinatura mensal, que é um importante fator na atração e retenção de talentos e na melhoria do ambiente organizacional.

Bolsa de estudos

Ofertar bolsa de estudos é um dos benefícios criativos para funcionários mais interessantes para uma empresa. Isso porque, uma vez qualificando o profissional, a companhia também é beneficiada com a presença de um trabalhador mais capacitado.

As bolsas de estudos, quando oferecidas pela empresa, devem obedecer à Lei n. 12.513/2011 e não ultrapassar o valor de um salário mínimo e meio por mês. São diversas modalidades de bolsa, e os cursos de idiomas e profissionalizantes são os mais apreciados pelos funcionários.

Por se tratar de um benefício para o colaborador, o ideal é que a bolsa de estudos possua afinidade com a atividade desenvolvida pelo profissional na empresa, assim como atenda aos objetivos da companhia, ou seja, o que ela deseja que o seu colaborador aprenda.

Auxílio farmácia

O auxílio farmácia consiste em uma ajuda ofertada pela empresa para que o colaborador possa comprar remédios sempre que houver necessidade. Normalmente, a empresa firma um contrato de convênio com alguma farmácia e passa a ofertar o benefício para o funcionário.

As vantagens relacionadas ao auxílio farmácia estão ligadas, principalmente, ao fato de que o trabalhador não vai precisar desembolsar um valor que poderia ser utilizado para pagar contas, na compra de remédios. Descontos e entrega de remédio em casa são outras vantagens do auxílio farmácia.

Viagens

Viagens de incentivo estimulam a aquisição de experiência por parte do colaborador e funcionam como um importante impulso na hora de valorizar os trabalhadores. Entre os benefícios criativos para funcionários, é um dos mais recentes a ser implementados pela empresa.

Normalmente, a companhia estabelece uma meta e a recompensa pelo alcance do objetivo é a possibilidade de viajar com tudo pago pela empresa. Pode ser uma meta coletiva ou individual e depende do objetivo que se pretende alcançar.

Premiações

Premiar os funcionários é uma maneira de reconhecer a performance dos melhores trabalhadores em determinado período de tempo. É um benefício recente, que pode ser pago de diferentes formas, desde viagens, jantares ou até mesmo em dinheiro.

A intenção da premiação é investir em boas experiências para aumentar a autoestima do profissional e da equipe, além de incentivar o alcance das metas mensais.

Torneios

Torneios internos são uma ótima forma de benefícios para colaboradores. Isso porque, ao estimular a competitividade de maneira saudável, o aumento da produtividade e da motivação são consequências positivas para o time.

É importante pensar no prêmio que vai ser oferecido ao trabalhador ou equipe que conseguir levar a melhor no torneio. A criatividade para escolher é importante e a ideia é investir na construção de experiências pela equipe.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é uma vantagem ofertada pelas empresas aos funcionários, que têm acesso a um cartão que pode ser aceito em diversos estabelecimentos, como supermercados e açougues. Em alguns casos, o cartão do vale-alimentação é de crédito e pode ser usado em outras compras.

Diferente do vale-refeição, que é aceito somente em restaurantes e lanchonetes, o vale-alimentação é um diferencial para o funcionário, porque pode ser usado para fazer as compras do mês sem precisar desembolsar do salário.

Livros

Mulher lendo livros em biblioteca.

O incentivo à leitura é um dos benefícios criativos para funcionários que pode ser ofertado de modo coletivo, no próprio ambiente de trabalho, ou por meio de técnicas empregadas pela empresa, caso o trabalho seja remoto.

Como o desenvolvimento pessoal e profissional é importante, incentivar a leitura dos colaboradores aumenta o aprendizado na empresa e fomenta a troca de ideias. 

Organizar palestras, sorteios de livros digitais ou físicos, fornecer ou sortear equipamentos para leitura digital e livros como presentes são umas das estratégias que a sua empresa pode adotar.

Crédito

Conhecido como cartão de benefícios, o crédito é uma maneira de a empresa tornar mais livre a escolha do funcionário sobre a melhor maneira de usufruir dos benefícios que a empresa fornece.

Com a utilização de um cartão benefício com bandeiras de cartão de crédito, a empresa pode condensar todos os outros benefícios oferecidos em apenas um lugar. Praticidade e abrangência são duas características importantes do cartão de benefícios, que são aceitos em vários estabelecimentos.

Vale-transporte

Um benefício tradicionalmente oferecido aos funcionários, o vale-transporte é pago ao trabalhador para que ele possa cobrir as despesas com o deslocamento de casa até a empresa, no caso de trabalho presencial. Pode ser usado em transportes públicos municipais, intermunicipais e interestaduais.

O valor é pago de forma antecipada para o colaborador para custear as despesas e, normalmente, é fornecido por meio de um cartão carregado pela própria companhia. O valor é o equivalente ao necessário para o trabalhador chegar até o emprego.

Quais os benefícios mais solicitados pelos colaboradores?

Ao considerar a mudança imposta pela pandemia da COVID-19 nas relações de trabalho, hoje, os colaboradores buscam ajustar as suas próprias necessidades e demandas aos objetivos da empresa em que trabalham. 

Dessa forma, além dos salários, os benefícios são boas fontes de retenção desses funcionários. Porém, com a flexibilidade vivida ao longo do período de isolamento social, hoje os benefícios mais almejados pelos empregados são aqueles que podem melhorar a sua qualidade de vida.

Assim, os benefícios mais clássicos, como assistência médica e vale-alimentação continuam como os mais queridos, porém, outros como auxílio psicológico, Gympass e premiações estão entre os mais procurados. A jornada híbrida de trabalho e auxílio home office também estão nessa lista.

Como a Kaledo pode ajudar seu negócio?

A Kaledo é um clube flexível de vantagens corporativas disponível para empresas. Porém, o diferencial da Kaledo está na possibilidade das companhias desenvolverem um programa de benefícios criativos para funcionários, de maneira personalizada.

Dessa forma, por meio de relatórios em que constam os hábitos de consumo dos seus colaboradores, é possível investir nos benefícios criativos para funcionários que mais importa e faz sentido para organização, de acordo com os objetivos institucionais.

Entre as vantagens da Kaledo estão o oferecimento de descontos com as marcas mais valorizadas do Brasil, como Magalu, Netshoes e Ponto Frio, cashback depositado diretamente na conta-corrente e descontos de até 40% em remédios nas principais redes de farmácias do Brasil.

Além dos três produtos acima, são oferecidas mais três vantagens para os participantes do Clube de Vantagens Kaledo, como o uso de cartões de crédito e compra de cartões, presente com cashback e uma loja de produtos com preços acessíveis para todos os consumidores do Clube.

Dessa forma, para viabilizar a oferta de benefícios criativos para funcionários, a Kaledo, ao monitorar os hábitos de consumo dos participantes do Clube, pode indicar quais são os benefícios mais atrativos para o público de uma empresa, o que facilitará na hora de reter os talentos e aumentar o bem-estar do funcionário.

Foto de mulher comemorando seus benefícios criativos.

Conclusão

Assim como o sucesso do cliente é importante, a garantia do sucesso do empregado também é um importante segredo na hora de assegurar o capital humano da empresa. Afinal, um negócio saudável precisa de colaboradores bem-dispostos, motivados e engajados com o trabalho.

Por esse motivo, em conjunto com um salário competitivo, as empresas devem pensar no desenvolvimento de benefícios criativos para funcionários como forma de atrair melhores talentos, potencializar a marca do negócio no mercado, assim como aumentar a motivação e o senso de pertencimento.

E para oferecer um pacote de benefícios diferenciados para funcionários é fundamental saber quais são as recompensas mais usadas e desejadas pelos colaboradores. Além de conversas, relatórios com os hábitos de consumo, como os elaborados pela Kaledo, podem fornecer pistas para auxiliar o RH na hora da construção do pacote de benefícios a ser ofertado pela empresa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

0
Would love your thoughts, please comment.x