Logo Kaledo

Day Off de Aniversário: veja presentes para colaboradores

Foto de bolo de aniversário.

Compartilhe:

O novo empreendedorismo tem se voltado cada dia mais para a qualidade de vida do empregado. Na perspectiva que desse modo todo mundo saia ganhando. Uma das maneiras de incentivar o colaborador é oferecer o day off de aniversário.

Esse benefício mútuo existe o tempo todo no mundo administrativo. Afinal, uma peça-chave para a sua empresa decolar é ter um trabalhador satisfeito. Assim, o aumento da satisfação garante a produtividade, o engajamento e a proatividade.

Pensando nisso, empresas de grande e médio porte têm utilizado a estratégia do day off, é uma expressão do inglês que significa folga remunerada. Esse benefício tem sido uma excelente alternativa de presente de aniversário para o colaborador. 

Como funciona? No dia de seu aniversário o empregado não precisa desempenhar nenhuma atividade laboral, e esse dia não será descontado de seu salário.

O day off não precisa ocorrer exatamente no dia do aniversário, o colaborador pode escolher uma data na semana ou no mês. Com o intuito de ser um benefício justo para todos os colaboradores, ele pode ser utilizado em qualquer dia útil do mês, e dessa forma, a data que tiver caído no final de semana, pode ser aproveitada também.

Presentear os colaboradores tem sido um diferencial das empresas que desejam atrair os profissionais mais capacitados. 

Quer saber mais sobre day off e como presentear colaboradores? 

Confira o artigo!

Como presentear colaboradores no aniversário?

Um desafio para as empresas na atualidade é manter bons funcionários.

A competitividade entre organizações se escalou e a disputa agora é para conseguir atrair os funcionários de excelência do mercado.

Uma ótima estratégia para atrair esses funcionários é através de pequenos gestos e benefícios, como presentes no aniversário. Além de ser uma prática típica de bons líderes que desejam demonstrar incentivo.  

Segue a lista de dicas de presentes, para garantir que a sua empresa será a referência na hora de atrair os melhores profissionais do mercado. 

Vale-presentes

Foto de vale presentes.
FREEPIK

Essa opção de presente é a estratégia que as empresas mais gostam, afinal deixa a critério do colaborador o que ele gostaria de receber, sem precisar quebrar a cabeça. Além do mais, estes vales podem ser utilizados nos mais diversos lugares. 

Exemplos de vale-presentes:

  • iFood
  • Netshoes
  • Cacau Show
  • Zé Delivery
  • Playstation e Xbox
  • Rappi

Bônus

O bônus salarial é uma estratégia de bonificação bastante recorrente no mundo empresarial, e segue sendo uma proposta certeira na hora de presentear seu colaborador. 

O mais usual é no mês do aniversário o empregador adicionar uma quantia percentual ao salário do funcionário, como um presente. 

É uma maneira funcional de reconhecer o trabalho árduo realizado pelo profissional.

Benefícios 

Uma forma muito aceita de presentear os colaboradores em aniversários é através de benefícios na rotina de trabalho. 

Essa estratégia é mais prática para o empregador, afinal pequenas mudanças que fogem da rotina já fazem uma grande diferença no humor do funcionário. 

Nesse sentido uma flexibilização de horários, é uma boa estratégia. Alinhando previamente com o gestor, pode ser super funcional, além de uma melhora na rotina do empregado.

Day off

Uma alternativa mais criativa de presentear o seu funcionário, é através do day off. Um dia de folga é uma boa maneira de prestigiar o  funcionário, e que se bem organizado, pode ser bastante funcional para empresa. 

Afinal quem não gostaria de descansar ou ter o seu dia de aniversário livre para fazer o que bem entender. 

Essa respirada do trabalho promove inúmeros benefícios para empresa, como o aumento da produtividade e do empenho dos funcionários. 

Presentear funcionários é um diferencial, que se torna um fator essencial para que a sua empresa seja um espaço almejado de se trabalhar. 

O espírito de time tão almejado pelos empregadores, se desdobra dessas ações, afinal se sentir notado pela empresa, é a melhor maneira de conseguir que seu funcionário tenha a consciência de que é uma peça importante dela, e tenha um outro olhar na hora de desempenhar suas tarefas diárias. 

Confira também: Mais dicas de presentes criativos para os seus colaboradores?

O que é o day off de aniversário?

Quantos de nós já não sonhamos com aquele feriado, para descansar depois de uma longa semana de trabalho? 

O maior prazer do ofício é o ócio, toda a mente e corpo precisam ter seu momento de descanso e relaxamento, para trazer uma energia melhorada, no retorno às obrigações laborais. 

Por isso os feriados e finais de semana são tão almejados pelos trabalhadores, o ato de parar e se reconectar é fundamental para o bom desempenho no trabalho. Além de gerar um empenho maior nas atividades da semana, por almejar o descanso no fim dela. É um ato que é importante para a saúde mental do empregado, e para a qualidade do trabalho desempenhado. 

Além de todo o prazer que existe por si em datas comemorativas e fins de semana. A reunião com a família, o momento de se conectar com os amigos, de se desenvolver também no âmbito pessoal. 

Esses momentos de encontros proporcionados por essas pausas, são essenciais para a construção de uma melhor qualidade de vida tão almejada por essa nova geração. Que acompanhou de perto o prejuízo, em seus pais e tios, o prejuízo pessoal das faltas nesses momentos de conexão.

E existe momento de se conectar maior que o dia do seu aniversário? Seja se avaliar, se encontrar consigo, pensar nas suas mudanças e melhorias, ou seja, esse momento de encontro mesmo. É um dia para ser amado e amar. O aniversário é  um rito de passagem fundamental na nossa cultura, e valorizar esse momento é relevante para a nossa construção pessoal. 

Nesse sentido, ter a liberdade de escolher fazer o que quiser no dia do seu aniversário, esse momento tão importante, é extremamente saudável para o trabalhador. Até para aqueles que almejam passar o dia inteiro na cama. 

Essa liberdade de escolher passar o seu dia fazendo aquilo que lhe faz bem, conquista o trabalhador. Afinal, uma empresa que se preocupa tanto com a saúde mental do seu funcionário a ponto de lhe oferecer um dia de folga no seu aniversário, traz outro brilho na hora de desempenhar suas atividades.

Nessa perspectiva, surgiu o day off de aniversário, que se tornou uma excelente alternativa para os seus colaboradores. 

Além de motivar os funcionários, é uma opção prática e de baixo custo para o empregador. 

O day off de aniversário é uma folga remunerada, que possibilita para o empregado essa liberdade no seu dia.

A organização é bastante simples, basta escolher previamente uma dia no mês do aniversário do colaborador, e organizar as demandas, para que nessa data não ocorra nenhum prejuízo nas tarefas da empresa. 

O day off de aniversário, é uma prática que tem sido bastante utilizada e é um sucesso entre as organizações. 

Cada dia mais o incentivo a melhora da qualidade de vida do empregado, tem sido mais relevante no mundo empresarial.

Conheça mais empresas que valorizam seus colaboradores.

Vantagens do day off de aniversário

Foto de mulher comemorando o day-off de aniversário.

O day off de aniversário é uma excelente proposta de agrado ao colaborador, afinal, é interessante e funcional tanto para o empregado quanto para o empregador. 

Isso teve maior visibilidade com inserção da geração Z no mercado profissional, que trouxe com ela uma revolução de como se olhar o ambiente de trabalho. 

Em uma contemporaneidade repleta de transtornos mentais, precisa se atentar à saúde psicológica. Principalmente, na hora de iniciar a vida profissional. 

A mudança já iniciou com os millennials, eles derrubaram toda a visão que se tinha de extrema subordinação e baixa possibilidade de inovação no espaço de trabalho. O avanço da tecnologia, motivou esse fenômeno. 

A geração Z, resgatou esse impacto tecnológico dos millennials, e pautou a saúde, atrelado a um novo perfil de líder. 

Na atualidade não se almeja mais lideranças extremamente verticais. E isso é consequência de um impacto da inserção dessa nova geração no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, para as empresas se destacarem, se tornou essencial conhecer todo o seu processo operacional, dentre eles como ela lida com a saúde dos seus profissionais. 

Esse diferencial, em ter cuidado com sua equipe traz consequências positivas tanto para o externo, na perspectiva do cliente, tanto para atrair funcionários de excelência.

A competitividade em conseguir e manter os melhores profissionais do mercado tem crescido cada vez mais entre grandes empresas. Afinal, o trabalhador está interessado em construir uma carreira em um espaço em que ele sinta que faz parte 

É extremamente vantajoso para a empresa que seus colaboradores se sintam parte do time, pois isso proporciona mais engajamento, proatividade e até empenho. Afinal, a mentalidade de grupo é um fator de incentivo. 

De várias maneiras, é possível mostrar para os funcionários que ele faz parte daquele time. Pequenos gestos de atenção, fazem toda a diferença no olhar que ele tem sobre aquela empresa.  

Nessa perspectiva que se encontra a extrema vantagem que é o day off de aniversário tanto na hora de conquistar novos colaboradores quanto manter os já presentes. 

Afinal, esse gesto de olhar para o seu funcionário e entender suas necessidades se torna o diferencial do seu negócio. 

Assim, o day off de aniversário é vantajoso na perspectiva dos colaboradores, que conseguem ter esse momento de conexão e pausa, que são essenciais para essa pauta tão relevante da saúde mental, e para a empresa que conquista profissionais de excelência e se destaca no mercado pelos seus resultados e por como trata os funcionários. 

Além de promover menos faltas, por se estabelecer uma relação de confiança e acordo com o líder. 

Se interessou na pauta de benefícios para o seu time de trabalho? Clique aqui e confira outro artigo nosso. 

Como implementar o day off de aniversário?

Se interessou pelo day off de aniversário? Agora é a hora de saber como pôr em prática, esse benefício para os funcionários. 

Primeiramente, como tudo novo que se é adicionado na empresa, é necessário um plano estratégico, para que essa mudança seja funcional, e que os profissionais colaborem com ela.

A começar por uma reunião com o time, informando a ideia do day off de aniversário e abrindo o espaço de discussão, se todos estão de acordo com a implementação, afinal abordar um tema de modo horizontal, é importante na hora de liderar. 

Em seguida é se reunir com o seu setor de Recursos Humanos, e lançar um relatório com o mês de aniversário de cada um da empresa. 

Afinal, alguns colaboradores fazem aniversário no fim de semana, e para que todos estejam incluídos nessa medida, é necessário que escolha qual dia útil, do mês do aniversário ele deseja folgar. 

Contudo, para manter a organização, e garantir que duas pessoas do mesmo setor não folguem no mesmo dia, se deve organizar uma planilha, com os dias escolhidos por cada colaborador no início do mês. Assim, possibilitando ao RH maior controle.

Além disso, outro fator importante na hora dessa implementação é entrar em acordo com o aniversariante para que todas as demandas estejam em dia antes da sua folga. Para que nem uma tarefa se acumule e gere algum tipo de prejuízo para a empresa. 

Inicialmente implementar uma nova dinâmica não é fácil, mas com o tempo vai ganhando o próprio ritmo e trará bons frutos para a empresa. É realmente o momento de entrar em parceria com o time de recursos humanos, e caminhar para o melhor da empresa. 

É fundamental, que você como administrador tenha uma preocupação com o seu time, e cuide deles. Pensar em sua saúde mental, e na qualidade de vida do seu empregado é um diferencial absurdo que uma empresa pode ter. 

A melhor maneira de demonstrar esse carinho pelo empenho que seus funcionários realizam diariamente é através de benefícios, e uma excelente alternativa é o day off de aniversário

Além de ser interessante para cuidar e manter os bons colaboradores, é uma ótima alternativa na hora de conquistar novos trabalhadores de excelência, no mundo caótico que vivemos, tudo que o ser humano deseja é estar em um espaço que ele se sinta cuidado e pertencente. 

Nesse sentido, essa implementação proporciona que outros profissionais almejem seguir carreira em um local tão bacana como a sua empresa. 

Outro ponto relevante, é evidenciar para o consumidor, como eles estão ao utilizar seu produto ou serviço, contribuindo para um ambiente saudável, e que retorna os ganhos à base de funcionários. 

Esses diferenciais tornam uma pequena empresa em um grande negócio. 

Quer conhecer outros artigos sobre empreendedorismo? Clique aqui

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

0
Would love your thoughts, please comment.x