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Marketing de influência: o que é, importância e diferencial

Foto de pessoa fazendo marketing de influência.

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Nesse artigo vamos tirar as suas principais dúvidas sobre o que é o marketing de influência, a sua importância, como usá-lo em sua marca e muito mais, confira!

A forma tradicional de publicidade está cada vez mais se tornando ineficiente, e é possível notar isso nos muitos canais que se estagnaram pelo aumento de bloqueio de anúncios e as mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor.

Os influenciadores contam com um público fiel e possuem um alto poder de persuasão sobre a sua audiência, tornando o marketing de influência um propulsor cada vez mais usado por marcas na internet.

À medida que as redes sociais cresceram, notou-se que muitos criadores de conteúdos estavam inspirando e influenciando cada vez mais pessoas e ganhando mais seguidores. As empresas perceberam nisso, uma boa chance de anunciarem esses produtos, já que muitas pessoas estavam acompanhando aquele canal de comunicação e confiavam no que aquele criador de conteúdo recomendava.

Para o fundador da plataforma de análise de mídias sociais (Dovetale), o Mike  Schmidt, entre 2019 e 2020, o mercado total do marketing de influência ultrapassou os dez bilhões de dólares e ainda conseguiu movimentar, apenas no Instagram, mais de um bilhão de dólares em 2017.

De acordo com o Digital Marketing Institute, 70% dos jovens e adolescentes confiam mais em influencers do que em celebridades.

Portanto, independente do tamanho da sua empresa, grande, média ou pequena, usar o marketing de influência trará movimentações positivas em seu negócio. Mas você sabe o que é marketing de influência? Confira!

O que é marketing de influência?

Na era do Marketing Digital, onde temos blogs, redes sociais e outras maneiras de produzir conteúdos, aqueles que possuem mais seguidores conseguem desempenhar um papel de muita influência no momento de decisões de compra do seu público.

Por isso os profissionais de marketing começaram a investir na integração de trabalho com esses influenciadores, utilizando o marketing de influência para alcançar resultados cada vez melhores. Mas o que é marketing de influência?

Usando um conjunto de ações e estratégias, o marketing de influência utiliza pessoas influentes, como pontes, com um determinado público que interessa a empresa, e essa estratégia serve tanto para a geração de novos contatos e parcerias, quanto para aumentar as vendas na empresa.

Por ter uma ação por meio de figuras que o público conhece e reconhece, o marketing de influência é uma maneira de se comunicar de uma forma mais natural, orgânica. E isso acontece porque é despertada uma curiosidade nas pessoas, fazendo-as querer conhecer mais sobre a marca.

Normalmente os posts dos influencers são feitos de formas divertidas e criativas com a finalidade de estimular uma ação. E como são feitas de uma maneira mais natural, como parte do seu cronograma ou rotina, gera sempre mais credibilidade.

E à medida que a empresa contribui para a melhoria do trabalho desses  influencers, eles podem cada vez mais investir em seu trabalho, melhorando mais sua comunicação, por exemplo, e tendo mais incentivo para alcançar mais pessoas.

Você também pode gostar de: Régua de comunicação: o que é, vantagens e como construir a sua

Como o marketing de influência atua?

Foto de clientes adquiridos com marketing de influência.
FREEPIK

De uma forma resumida, o marketing de influência atua com embasamento em confiança e engajamento, onde a opinião do influencer é respeitada e por isso se torna influenciadora.

Portanto, normalmente as empresas buscam influenciadores que possuam um engajamento alto, mesmo que não tenham muitos seguidores, assim, é possível ter resultados mais concretos, adquirindo consumidores mais frequentes.

“As pessoas sentem a necessidade de serem informadas com precisão, e quando não confiam em seu próprio conhecimento, buscam outras pessoas na esperança de que elas sim forneçam a informação correta. Ao aceitar essa informação, independentemente de ela estar correta, a pessoa está sujeita à influência social.”

Psychologist World

E dessa forma, o marketing de influência se torna uma ótima alternativa para o marketing tradicional.

Qual a importância do marketing de influência?

O fato das pessoas comentarem na internet o que compraram pode ser usado como base do marketing de influência, ou seja, é bem comum comentários positivos ou não sobre um produto, marca ou serviço, e isso faz as pessoas se perguntarem se vale a pena mesmo adquirir aquele produto.

Segundo os dados da pesquisa da QualiBest, os influenciadores digitais já são a segunda maior influência na hora de decidir comprar algo, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram cinquenta e sete por cento. 

Não é incomum procurar por pessoas que já usaram um certo produto antes de comprá-lo, afinal são nesses reviews que serão expostos todas as experiências e quanto mais influente a pessoa for, mais confiável será a sua palavra.

Em um espaço onde estão mais de cento e cinquenta e nove milhões de brasileiros, as redes sociais conseguem reunir diversos tipos de públicos e influencers.

Onde existem pessoas e conteúdo, tem o marketing de influência, por isso, confira as vantagens que preparamos para você abaixo.

Suas vantagens

Investir em marketing de influência tem gerado resultados muito positivos para as instituições e empresas, afinal, com essa estratégia é possível segmentar as suas ações, escolhendo qual o perfil do seu público a ser atingido e os influencers que se encaixam melhor com a imagem da sua empresa, e para além de tudo que já te mostramos até aqui, saiba quais as suas principais vantagens a seguir:

ROI

Cinquenta e um por cento (51%) dos profissionais que usam o marketing de influência afirmam, segundo a pesquisa feita pelo marketplace Tomoson entre dez e dezesseis de março de 2015, que esta metodologia consegue atrair clientes que são mais qualificados para se tornarem consumidores frequentes da marca. Ou seja, em média, para cada um dólar investido, eles conseguiram obter um retorno de seis dólares.

Isso acontece principalmente pela confiança, as pessoas tendem a confiar e acreditar na indicação daqueles que se identificam.

Vendas

O aumento no número de vendas é expressivo, afinal, como já falamos, muitos anúncios estão sendo bloqueado e muitos apps já oferecem este recurso, por isso, usar os influenciadores como ponte para que sua marca seja vista e, consequentemente, seus serviços ou produtos tenham uma maior visibilidade e adesão é uma ótima jogada.

E como muitos sabem, um dos maiores desafios nas estratégias de marketing é conquistar a conversão, ou seja, transformar os leads em consumidores reais. Quando os influenciadores participam, essa decisão normalmente é mais fácil, e isso ocorre porque ele terá um acesso maior a vários dados e informações repassadas pelo profissional de conteúdo.

Leads

Após definir bem os conteúdos e permitir que o influenciador tenha liberdade criativa para promover a sua marca, será fácil notar o aumento de leads, ou seja, os potenciais consumidores, do seu produto ou serviço, que deixarão o contato ao ter interesse na sua empresa.

Canais de comunicação

Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter, Youtube, TikTok, Kwaii, Discord, Linkedin. ufa! Esses são apenas alguns dos muitos possíveis meios de se comunicar com o seu público, isto é, seja por redes sociais, blogs ou mecanismo de busca, ampliar os seus canais de comunicação é muito importante para ter um maior panorama de visibilidade.

E em 2020, segundo uma pesquisa da agência MediaKix, as mídias sociais, mas usadas são o Instagram, com oitenta e nove por cento, o Youtube com setenta por cento e o Facebook que possui quarenta e cinco por cento entre as redes e mídias sociais mais interativas e audiovisuais que oferecem a oportunidade do surgimento de novos influenciadores.

Percepção

Com o marketing de influência será possível expandir o seu posicionamento online e ainda aumentar o seu alcance nas redes sociais. Ou seja, os usuários verão mais a sua marca e saberão mais sobre a sua história e quais soluções sua empresa oferece.

Como fazer marketing de influência?

O princípio do marketing de influência é bem simples, porém, por não estarmos lidando com uma ciência exata, é importante adquirir experiência e se aprofundar no assunto. Mas como fazer marketing de influência? de forma geral, para fazer marketing de influência é necessário seguir e dominar cinco etapas:

  1. Definir os objetivos;
  2. Fazer filtragem de influenciadores;
  3. Escolher os influenciadores;
  4. Definir qual mensagem será transmitida;
  5. Medir os resultados;

1- Definir os objetivos: 

Assim como em todo o universo do marketing, no marketing de influência é indispensável definir o público alvo e os objetivos da campanha, pois essa é a base. 

Então conheça bem a sua marca, como se comunica e o que ela oferece. Além disso, entenda bem o seu público, qual o problema você irá resolver? Quais as suas necessidades? Quais as suas dores?

2- Fazer filtragem de influenciadores: 

Para saber qual perfil de influenciador atenderá melhor a imagem da sua empresa, é indispensável realizar a filtragem de influenciadores. A filtragem poderá ser feita por meio da classificação de acordo com o número de seguidores:

  • nano influenciador (entre mil até 10 mil seguidores);
  • micro influenciador (entre 10 a 100 mil seguidores);
  • influenciador intermediário (de 100 mil a 500 mil seguidores);
  • macro influenciador (entre 500 mil e 1 milhão de seguidores);
  • mega influenciadores (mais de um milhão de seguidores);

Ou ainda essa filtragem pode ser feita através do nicho desses influencers, por exemplo, maquiagem, tecnologia, games, culinária, viagens, entre vários outros. Escolha os perfis que mais se encaixam com o seu público-alvo.

3- Escolher os influenciadores: 

Agora que sua empresa já conseguiu filtrar estes influenciadores, é importante alinhar essa etapa com a primeira, somando alcance, e relevância para poder gerar os melhores resultados.

4- Definir qual mensagem será transmitida: 

Nesta etapa, com o influenciador já escolhido, é importante passar um briefing para ele, assim os resultados estarão alinhados.

5- Medir os resultados: 

Após a finalização da campanha da sua empresa, é importante medir os resultados, sempre observando quais foram os objetivos traçados na primeira etapa.

Diferencial do marketing de influência para a sua empresa

Assim como acontece com o networking, no marketing de influência, a parceria com um influenciador que se adeque melhor a imagem da sua instituição irá te proporcionar novas conexões e parcerias.

Além disso, os influencers já possuem uma certa intimidade com o seu público, o que, normalmente, é difícil para uma empresa conseguir, e essa espontaneidade e intimidade facilita e muito a fluidez de informações em todos os canais de comunicação.

O marketing de influência é um modelo de estratégia que continuará crescente, afinal, consegue entregar resultados consistentes. E como você acompanhou, as parcerias com influenciadores trazem diversos benefícios e ainda geram bastante engajamento.

Marketing de influência da Kaledo

Foto de homem gravando com foguete na mão.
FREEPIK

A construção de uma parceria com um influenciador (ou mais) proporcionará a sua empresa muitas vantagens e ainda a levará a outro patamar, tornando-se referência e te dando voz ativa no setor de atuação da sua empresa ou marca.

E para que a sua empresa possa adquirir todas as vantagens que o marketing de influência oferece, ter uma empresa eficiente para que haja um planejamento eficiente é indispensável.

Dentre as ações e estratégias do marketing de influência para alavancar as vendas, os leads, o valor e ainda ter o retorno sobre o investimento (ROI), o programa de vantagens, descontos e benefícios pode sim ser uma opção bastante interessante e rentável para a sua marca, principalmente para empresas que estão a procura da fidelização da sua base de clientes. É então que entra a Kaledo!

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E claro, se você gostou desse artigo, não deixe de continuar nos acompanhando no blog da Kaledo para obter mais conteúdos completos como esse e ainda compartilhar com seus amigos e familiares!

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