Logo Kaledo

PLR: o que é e como funciona

Foto de tabela de PLR sobre mesa.

Compartilhe:

Você sabe o que é PLR de uma empresa e como funciona? A Participação nos Lucros ou Resultados é um assunto interessante, porém, muitos empresários e funcionários desconhecem o tema.

Como estamos falando de uma questão muito extensa e cheia de detalhes, no artigo de hoje trouxemos para você todos os tópicos possíveis para tirar as suas dúvidas. Veja só o que abordaremos no decorrer da leitura:

  • O que é a PLR?
  • Como pagar?
  • Quanto custa a PLR?
  • Diferença entre PLR E PPR
  • Vantagens da PLR
  • Desvantagens da PLR
  • Quem tem direito ao PLR?
  • Como calcular a PLR?
  • Como planejar a empresa para oferecer PLR?
  • PLR no Marketing Digital
  • Conclusão 

Acompanhe até o final para entender tudo sobre a PLR e como ela pode impactar na sua empresa.

O que é a PLR?

Como você viu logo na introdução, PLR é uma sigla para Participação nos Lucros ou Resultados e se trata de um benefício pago pela empresa aos empregados.

Essa regalia é uma espécie de bônus pela participação do colaborador baseado na lucratividade da companhia naquele ano.

A PLR é regulamentada pela Lei 10.101/2000, todavia, esse benefício não é obrigatório na legislação trabalhista.

Mesmo não se tratando de uma obrigação, as empresas que decidem por pagar os funcionários devem negociar por meio de uma comissão paritária ou apoio sindical.

Atualmente, existem convenções coletivas de várias categorias profissionais que estabelecem o direito à PLR.

Caso a categoria dos seus profissionais não possua acordo coletivo, a empresa pode pagar a participação nos lucros de forma espontânea baseado em um contrato ou regulamento.

Como pagar?

Foto de gráfico de barras feito com moedas.
Freepik

Com relação ao pagamento da PLR, não existe uma estipulação legal que determine a data ideal para pagamento pela empresa. 

Isso porque o principal objetivo da PLR é incentivar a busca das metas por meio da valorização dos profissionais.

Logo, as condições do benefício são flexíveis, podendo ser paga uma vez por ano ou semestralmente, a depender do que for definido por contrato.

Existem outras formas de pagamento da PLR, todavia, as três maneiras descrita abaixo são as mais adotadas no mercado:

Pagamento individual 

Nesse modelo de pagamento, a PLR é paga de acordo com o desempenho individual do colaborador naquele período.

Então, se o funcionário atingir a meta pré-estabelecida, ele recebe o percentual definido sobre o lucro da companhia. 

Pagamento por setor

Outra forma de pagamento é a por setor, que ocorre quando fica acertado que o valor será recebido de acordo com o resultado da equipe,

Essa forma é mais adotada do que a anterior, tendo em vista que essa é uma maneira mais justa de recompensar o time.

Pagamento para toda a empresa

No pagamento para toda empresa, é uma meta de lucro a ser cumprida no ano e, caso a companhia alcance, todos os funcionários receberão um percentual igual.

Então, independentemente do comprometimento e produtividade individual, o valor da PLR será o mesmo para todos.

Esse modelo costuma ser questionado tendo em vista que, se a meta não for alcançada, todos ficam sem a PLR, mesmo que alguns se esforcem muito.

Além disso, existe um senso de injustiça com aqueles que produziram muito e recebem a mesma quantidade daqueles que não se comprometeram tanto.

Quanto custa a PLR?

O custo da PLR varia de empresa para empresa. Esse cálculo é feito de acordo com os índices de produtividade, lucratividade da empresa, programas de metas e resultados.

Uma observação interessante a se fazer é que a PLR não possui recolhimento de encargos trabalhistas e sociais, não entrando no holerite do funcionário.

Diferença entre PLR E PPR

É muito comum que exista a confusão entre as definições de PLR e PPR e, para você não ficar com dúvidas, vamos explicar a diferença para você.

O primeiro termo, a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), é pago somente quando a empresa atinge a meta de lucro que foi pré-estabelecida.

Dessa forma, não se trata de uma despesa sem retorno e, sim, um pagamento atrelado à meta que a companhia alcançou e que resultou na sua lucratividade. 

Nesse contexto, se a empresa não alcançar a meta, não há PLR para os funcionários.

Por outro lado, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) está vinculado ao cumprimento de metas específicas do setor ou da empresa, mesmo que não haja lucros. 

Ele não é pago somente quando há lucro. Se houver a realização da meta, há também o pagamento.

Normalmente, as metas do PPR são mais fáceis de serem alcançadas, contudo, a PLR costuma ter uma premiação de valor mais elevado, já que é atrelada ao lucro total da empresa naquele ano.

Vantagens da PLR

Vejamos aqui quais são as vantagens de adotar esse benefício na sua empresa: 

Aumento no lucro da empresa

Não podemos falar em PLR sem lembrar do quão lucrativo esse benefício pode ser!

Mesmo se tratando de um pagamento para os funcionários, a PLR é um fator que motiva os colaboradores. E, quando eles estão mais engajados, tendem a produzir mais.

Com isso, a sua empresa pode desfrutar de um time mais produtivo, que lucra mais.

Mas para que isso dê realmente certo, é necessário que as equipes participem do planejamento das metas para entender se elas são realmente possíveis.

Nessa realidade, o ideal é que as metas sejam negociadas em um diálogo aberto para que todos entendam quais são os objetivos que precisam ser alcançados.

Aumento da produtividade 

Se a equipe sabe que quanto mais produzem mais dinheiro eles podem ganhar, ela se torna mais engajada.

Esse engajamento se reflete em um melhor desempenho das atividades para cumprir as metas que foram estabelecidas para o recebimento da PLR.

É inegável que, quando falamos em dinheiro, é normal que as pessoas se sintam mais estimuladas para trabalhar e oferecer o melhor de si!

Mais integração das equipes

Para alcançar as metas que geram a PLR é necessário que as equipes trabalhem de uma maneira mais harmônica.

Logo, é muito comum que os times se tornem mais colaborativos e se policiem melhor para acompanhem os resultados uns dos outros. 

Quando os funcionários entendem a sua relevância para alcançar os resultados isso reflete na produtividade total e na lucratividade no final!

Funcionários mais motivados

A insatisfação é um dos motivos que geram a desmotivação dos funcionários, e isso reflete em uma tendência maior de realizar trabalhos de qualquer jeito.

Ao adotar a PLR o trabalhador é instigado a produzir mais sabendo que terá benefícios financeiros com isso. 

Dessa forma, existe uma maior força de vontade para ir ao trabalho e cumprir as tarefas com sucesso, já que haverá uma recompensa muito boa no final dessa jornada.

Melhoria da qualidade do produto ou serviço

A sua empresa só poderá oferecer um produto ou serviço de qualidade se tiver como bancar todas as despesas e ter dinheiro para investir em infraestrutura e produção.

Ao estabelecer boas metas de lucratividade a sua empresa poderá oferecer melhores serviços/produtos e alcançar mais clientes.

Assim, é possível expandir o negócio, podendo atingir outros nichos do mercado e  ganhando cada vez mais espaço frente à concorrência.

É inegável o poder que a PLR tem em estimular o crescimento e contribuir para que o seu negócio possua uma folga orçamentária para assim se desenvolver.

Desvantagens da PLR

Quando a PLR não é implantada de uma forma adequada é possível haver alguns problemas.

Por exemplo, existem situações nas quais as metas não são bem estabelecidas e combinadas com os colaboradores.

Dessa forma, podemos visualizar uma falta de envolvimento dos funcionários, desconfiança na relação e até mesmo exigências fora do possível. Além disso, uma PLR disfuncional pode gerar intrigas com o sindicato da categoria.

Uma outra desvantagem da PLR é que os demonstrativos financeiros de onde se extrai o lucro são complexos.

Consequentemente, é necessário que os empregados possua conhecimentos específicos para poder entender os cálculos.

Na ausência  deste conhecimento o programa passa a ser visto com falta de credibilidade e transparência. 

Por fim, é possível elencar como desvantagem a exposição de documentos que os empregadores consideram confidenciais.

Quem tem direito ao PLR?

Será que todo e qualquer funcionário tem direito à PLR? A resposta é não. Os funcionários do setor público não têm direito a esse benefício.

Por outro lado, funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou mesmo quem estiver em experiência possuem direito à PLR. 

Como calcular a PLR?

Foto de PLR sendo calculado com calculadora.
Freepik

Como vimos anteriormente, a PLR varia de empresa para empresa, de acordo com as metas, lucratividade, quantidade de funcionários, entre outras variáveis.

Mas de maneira geral, o cálculo do valor da participação nos lucros da empresa pode ser feito integralmente para aqueles funcionários que trabalharam ao longo de todo ano.

Além disso, a PLR também pode ser calculada proporcionalmente, para quem, por exemplo, entrou ou saiu ao longo do ano. 

Uma observação importante importante que você deve se ater é: caso o valor recebido ultrapasse a alíquota de isenção do IRPF, para o cálculo do valor líquido da PLR, o imposto deve ser descontado.

Isso é aplicado independente da faixa de pagamento em que o colaborador se encaixa!

Como planejar a empresa para oferecer PLR?

Gostou das vantagens da PLR e deseja implementar na sua empresa? Então saiba que existe uma certa liberdade para a definição das regras da PLR na sua empresa.

Cada organização é livre para definir as negociações, a premissa é que a mesma seja transparente e clara com os colaboradores.

As duas principais formas de planejar a PLR da sua empresa são:

  1. Estabelecer as metas a serem atingidas coletivamente até o final do ano e dividir o resultado em percentuais para cada pessoa. Caso a meta não seja alcançada, nenhum colaborador recebe o bônus.
  2. Uma segunda forma de planejar a PLR é criando metas individuais de acordo com a função exercida. Nesse modelo, os gestores acompanham indicadores para mensurar o desempenho de cada funcionário.

Veja aqui algumas observações que você precisa saber no momento de planejar a PLR da sua empresa: 

  • A PLR pode ser cortada ou suspensa caso as metas não sejam atingidas;
  • Não existe uma data fixa para o pagamento de PLR, a única convenção é de que o valor não seja pago em mais de duas parcelas;
  • Servidores públicos não têm direito ao benefício;
  • Em caso de afastamento por acidente, doença ou licença maternidade, o funcionário não recebe PLR tendo em vista que ele não contribuiu para os lucros da empresa nesse período;
  • Em caso de demissão, o trabalhador poderá receber o benefício de forma proporcional aos meses trabalhados naquele ano;

PLR no Marketing Digital 

Quando damos um Google na sigla PLR é comum que encontremos em meio aos resultados a PLR relacionada ao Marketing Digital.

Por favor, não vamos confundir os termos, são definições completamente diferentes!

Como você viu em todo esse guia, a PLR em empresas se trata de uma regalia oferecida aos colaboradores em função da sua produtividade e comprometimento.

Por outro lado, quando entramos na questão do Marketing Digital, a sigla PLR vem do inglês Private Label Right, que em uma tradução para o português seria “Direitos de Marca Própria”. 

Isso quer dizer que uma pessoa tem o direito de comprar um conteúdo ou produto, repagina-lo e vendê-lo como fosse seu ou da sua empresa.

Comprando os direitos, o usuário pode trocar marca, alterar conteúdo, fontes, entre outras modificações sem correr o risco de ser punido por direitos autorais ou plágio.

Conclusão

Esperamos que, com todos esses tópicos que trouxemos até aqui, você tenha compreendido integralmente o que é a PLR e como ela funciona.

Além disso, também é importante conhecer quais são as vantagens que a PLR pode oferecer para a sua empresa.

E aí, que tal colocar em prática e desfrutar dos benefícios desse extra para os seus colaboradores?

Para colocar a mão na massa, junte a sua equipe de RH, gestores e parceiros de negócio para elaborar um planejamento eficiente para esse tipo de pagamento.

E por falar em vantagens para você e para o seu funcionário, você já conhece a Kaledo? Somos um Clube de Vantagens Personalizado para o seu negócio! Tenha acesso a todos os nossos parceiros e desfrute a qualidade dos nossos produtos. Clique aqui e solicite uma demonstração.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

0
Would love your thoughts, please comment.x