Nos últimos anos, empresas de serviços de telefonia que passaram implementar Serviço de Valor Adicionado (SVA) encontraram a oportunidade de ampliar suas parcerias empresariais, assim como aumentar seus lucros e sua base de clientes.
Essa é uma forma de agregar valor aos produtos já oferecidos, como internet móvel, de uma forma segura e prática. Com um SVA, sua corporação atrai novos consumidores e também fideliza e engaja ainda mais os clientes atuais.
Neste artigo você vai entender o que é SVA e de que forma ele pode ser um grande aliado para sua marca. Continue lendo!
O que é Serviço de Valor Adicionado (SVA)?
Serviço de Valor Adicionado (SVA) é uma prestação de serviços extras em provedores de telefonia e internet. Seu objetivo é oferecer benefícios extras aos clientes, como acesso a determinados aplicativos, redes sociais, jogos, toques de telefone diferenciados, antivírus etc.
Por não se enquadrar na Lei Geral das Telecomunicações (nº9.472/1997), as empresas podem aproveitar isso para terem um diferencial competitivo, oferecendo ofertas e pacotes especiais para seus clientes causando, assim, uma maior fidelização.
Leia sobre Brand equity: entenda como o valor da sua marca impacta na fidelização de clientes!
Qual é a importância e os benefícios do SVA?
O Serviço de Valor Adicionado é uma forma da empresa ter mais oportunidades de crescimento, pois ajuda a gerar mais receita, ampliar a base de clientes, fidelizar os clientes atuais e, consequentemente, criar uma percepção de valor melhor para seu público-alvo.
Além disso, o SVA proporciona as chances da empresa diversificar os seus produtos e, assim, aumentar seu ticket médio.
Pelo fato desse serviço não ser considerado uma prestação pela Lei Geral das Telecomunicações, ele tem menos tributos, ou seja, dispensa o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O que é Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)?
O Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço privado de telecomunicações que oferta para assinantes a capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, como o provimento de conexão à internet fixa, internet móvel (3G, 4G e 5G) e chamadas telefônicas.
Se uma provedora ou operadora quiser oferecer esse tipo de produto, precisa de uma autorização de SCM da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ao notificar a Anatel seu interesse em explorar o Serviço de Comunicação Multimídia, a empresa interessada deve preencher as condições previstas no Regulamento Geral de Outorgas, aprovado pela Resolução nº 720, de 10 de fevereiro de 2020.
Além do fato do SVA não se enquadrar na Lei Geral das Telecomunicações e o SCM sim, a diferença entre os dois é que eles possuem tributações diferentes. Entenda melhor a seguir.
Quais as diferenças entre SCM e SVA?
Enquanto o SCM é um serviço de comunicação multimídia fiscalizado pela Anatel, o SVA é um valor agregado ao serviço de comunicação contratado. Ou seja, é algo extra, e vai além do serviço de internet e telefonia, por exemplo, podendo ser:
- Envio de notícias por SMS;
- Games;
- Acesso a apps de música e filmes;
- Apps de descontos e vantagens;
- Serviços de cashback;
- Ringtones diferenciados;
- etc.
Além disso, o Serviço de Valor Adicionado tem um regulamento diferente do SCM (Serviço de Comunicação Multimídia).
Regulamentação do SVA
Como falamos, a Lei Geral de Telecomunicações não inclui o Serviço de Valor Adicionado na lista de serviços de telefonia, mas sim na de opções agregadas. Isso pode gerar dificuldades de controle e fiscalização da Anatel, cabendo a empresa parceira que fornece os serviços adicionais executar e fiscalizar por white label, co-branded ou pela marca do fornecedor.
Além disso, devido a incidência de apenas tributos federais serem aplicados ao SVA, ele torna-se uma ótima estratégia para empresas que querem aumentar seu valor agregado e economizar nos impostos.
O que é white label?
White label é um tipo de negócio em que um produto ou serviço de uma empresa pode ser revendido por outras empresas. Nessa estratégia, a corporação pode oferecer um serviço sem ter que investir na criação de um do zero, ou seja, pode acabar sendo mais econômico e prático.
O que é co-branded?
Co-branded, ou co-branding, é a parceria de duas empresas que têm o objetivo de fornecer um serviço ou produto que beneficie as duas marcas.
Dentre as vantagens dessa estratégia está, principalmente, a popularização das empresas envolvidas, pois elas terão um maior poder de circulação. Além disso, a credibilidade no mercado também melhora, já que a parceria pode ser feita entre uma empresa ainda pouco conhecida e outra famosa.
Entenda melhor: O que é parceria empresarial: conheça os tipos e aprenda a buscar as melhores para sua empresa.
Incidências tributárias do Serviço de Valor Adicionado
Pelo fato do Serviço de Valor Adicionado não se enquadrar na classificação de serviço tributado pelo ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza), não existe autorização para emissão de notas fiscais municipais, apenas de recibo.
Já para o SCM, por ser um serviço de comunicação, é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como estabelecido pela lei estadual.
Sobre as tributações, tanto o SVA quanto SCM estão dentro do regime empresarial adotado (como Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).
Quais são os tipos de SVA que sua empresa pode oferecer?
Como você pode notar até aqui, existem diversos tipos de Serviço de Valor Adicionado e para você escolher o melhor para sua empresa, irá depender do seu público-alvo. No entanto, existem alguns tipos de SVA que são de agrado popular, como:
- Contas de e-mail;
- Armazenamento de documentos em nuvem;
- Aplicativo de stream;
- Aplicativo de música;
- Jogos eletrônicos;
- Descontos em compras de lojas/empresas parceiras;
- Ringtones;
- etc.
Um bom exemplo de SVA é a Netflix. Além do serviço de assinatura comum, forma pré-paga, e cartões tipo “gift card”. Por meio de planos de telefonia e internet de operadoras, os clientes podem ter acesso a essa plataforma e, assim, aproveitar filmes, séries e documentários de vários gêneros. Ou seja, um valor agregado muito interessante.
Por que o SVA pode ser um diferencial competitivo para sua empresa?
Além de ter benefícios fiscais, o que proporciona uma otimização das finanças internas, o SVA oferece um grande diferencial competitivo para sua empresa. É o que chamamos de valor percebido ou valor agregado, o que promove o aumento das chances de venda e uma maior sustentabilidade financeira.
A fidelização de clientes atuais também é um diferencial, já que eles estarão ganhando várias vantagens ao contratar o seu serviço. Como consequência, a taxa de cancelamento de serviço será menor, já que o cliente escolherá ficar com o seu produto ou serviço por mais tempo para aproveitar esses benefícios extras. Esse é, portanto, um jeito de fidelizar sua base de clientes de um jeito simples e sustentável.
Em resumo, ao adotar um Serviço de Valor Adicionado, a empresa ganha mais autoridade no mercado, diversifica seu produto e aproveita melhor seus recursos financeiros.
Leia também: Fidelização de clientes: saiba a importância e como fazer!
O que levar em consideração antes de fornecer um SVA?
Antes de fornecer um Serviço de Valor Adicionado é indicado que a sua empresa levante questões importantes sobre o que será disponibilizado para seus clientes. A primeira delas é a qualidade do produto, depois é preciso avaliar se esse produto realmente vai agregar valor e atender as necessidades dos seus clientes.
Lembre-se que o SVA deve melhorar o reconhecimento da empresa no mercado, por isso, não se esqueça de estudar como a corporação dona do produto escolhido também trata seus clientes, afinal, os seus clientes também passarão a ser clientes dela.
É possível retirar o SVA de um contrato já existente e vigente?
O SVA pode ser retirado de um contrato já existente e vigente, desde que o cliente solicite o cancelamento do serviço junto à operadora. O cancelamento do SVA não implica na rescisão do contrato principal, nem na cobrança de multas ou taxas.
O cliente pode solicitar o cancelamento do SVA a qualquer momento, por meio dos canais de atendimento da operadora, como telefone, site, aplicativo ou loja física. O cancelamento deve ser efetivado em até 24 horas após a solicitação do cliente.
O cliente tem direito a receber um comprovante do cancelamento do SVA, que deve conter informações como o número do protocolo, a data e a hora da solicitação, o nome do atendente e o prazo para a efetivação do cancelamento.
O cliente também tem direito a receber um ressarcimento proporcional ao valor pago pelo SVA, caso ele tenha sido cobrado indevidamente ou não tenha utilizado o serviço no período contratado.
Como a Kaledo pode ajudar a sua empresa
Agora que você já sabe o que é SVA e sua importância para o reconhecimento do produto ou serviço da sua empresa, é interessante saber como a Kaledo, uma plataforma de clube de vantagens pode ser um Serviço de Valor Adicionado no que você vende.
Quando falamos de provedores de internet e demais serviços de companhias telefônicas, os descontos são sempre bem vistos. Nesse sentido, um clube de vantagens agrega valor para o cliente e ainda é capaz de fortalecer a sua marca ainda mais.
A Kaledo é a primeira plataforma flexível para empresas criarem seus próprios clubes de benefícios e programas de fidelidade. Oferecemos condições exclusivas de desconto, cashback e soluções de crédito para que sua empresa possa fidelizar ainda mais seus clientes.
Todos os seus clientes podem adquirir produtos e serviços de forma mais econômica por meio de possibilidades como:
- Descontos incríveis nas melhores marcas do Brasil;
- Dinheiro de volta direto na conta-corrente;
- Medicamentos com até 40% de desconto nas principais farmácias do país;
- Sistema de pontos e recompensas em vale-compras.
Tendo a Kaledo como um benefício adicional, fica muito mais fácil chamar a atenção dos seus clientes e, assim, sua empresa terá uma gama de oportunidades abertas no mercado.
Conclusão
Como você viu neste artigo, investir em SVA pode ser uma ótima estratégia para se diferenciar da concorrência e agregar valor à sua marca. Além disso, pode gerar mais receita e reduzir o custo de aquisição de novos clientes.
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