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Saiba como atrair clientes para a sua empresa [Guia completo 2022]

Imagem de casal fechando uma compra e apertando a mão do vendedor

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Uma coisa que empresas B2C já sabem é que cada vez mais, seus consumidores estão exigentes. Mesmo em um período difícil referente à economia, o comércio não para de inovar para conseguir aumentar suas vendas. Mas e quanto às empresas B2B, será que elas sabem como atrair mais clientes e se destacar da concorrência?

A dificuldade em vender no mundo corporativo é real, e sabemos que essa é uma dor muito comum para diversas empresas. Muitas delas acabam focando apenas na fidelização ou só na atração de clientes, quando, na verdade, as duas estratégias precisam caminhar juntas. 

Antes de tudo, é preciso se fazer algumas perguntas:

  • Por que sua empresa precisa aumentar a base de clientes?
  • Sua empresa tem reserva financeira e condições de atender mais clientes?
  • Como está a produção e a equipe de suporte e atendimento? Eles são essenciais para receber novos clientes?
  • Qual é o perfil de cliente que sua empresa está mirando hoje?

Essas perguntas são úteis para trazerem insights essenciais para qualquer negócio, não importa o nicho de atuação nem porte. Com base no que você responder, já poderá saber o que está deixando de fazer, o que precisa ser mudado e se esse é mesmo o melhor momento para ganhar mais clientes.

Respondeu as perguntas e, agora, quer saber o que fazer para atrair clientes? Então continue lendo, porque vamos dar dicas essenciais para vender para mais empresas!

A importância da atração de clientes

Saber como atrair mais clientes é fundamental para empresas que querem manter sua saúde financeira e também crescer significativamente. Focar em uma estratégia, portanto, importante para o negócio estar sempre alinhado ao comportamento do consumidor e, a partir do melhor entendimento do mercado, se adaptar e sair na frente da concorrência. 

Uma pesquisa publicada na revista Exame apontou que 74% das empresas B2B tiveram dificuldade para conquistar clientes corporativos no período da pandemia. Por mais que o pico do coronavírus tenha passado, pode ser que o seu negócio ainda esteja passando pela mesma dificuldade, certo? Então é preciso estratégia para sair da crise.

Mas, afinal, o que fazer para atrair clientes? É o que falaremos a seguir. 

Como atrair novos clientes 

Aprender como atrair clientes é um processo que dependerá do seu segmento e também se a sua empresa trabalha com comércio físico, digital ou ambos. Existem, no entanto, práticas que são a base para que o negócio comece a crescer. Por isso, separamos as orientações abaixo em duas partes, voltadas para negócios físicos e outra voltada para comércio digital. Vamos lá!

Como atrair clientes para sua loja física 

Antes de tudo, é preciso organizar e definir como a loja será organizada para atrair consumidores. Uma empresa B2B, por exemplo, precisa pensar exatamente como seus clientes, ou seja, as outras empresas que comprarão os seus produtos. Isso envolve plano de negócios (caso a loja física seja algo novo para seu negócio), planejamento financeiro e plano de vendas. 

Outro ponto importante é entender se o seu ponto de venda (PDV) está em um local estratégico. Para empresas B2B, o indicado é que a loja esteja em regiões comerciais, então esteja onde outras empresas estão. 

Saiba montar sua vitrine 

Duas mulheres segurando sacolas e olhando vitrine de loja
Imagem: Freepik

Independente do produto que sua empresa comercializa, a vitrine é o que vai atrair clientes logo de cara. A identidade visual do seu negócio deverá estar bem definida para que a vitrine sirva como atração visual, apenas assim a loja terá o poder de agregar valor ao seu produto e interferir positivamente na decisão de compra do público-alvo.

Um recurso muito interessante para as vitrines é o investimento em painéis digitais. Eles são uma tendência de mercado e ajudam o ponto de venda a se destacarem da concorrência.

Invista em atendimento de qualidade 

A empresa que quer aprender como atrair clientes para seu ponto de venda precisa levar em conta a qualidade do atendimento oferecido. 

Por mais que a vitrine seja chamativa e o PDV bem localizado, se o cliente entra na loja e não se sente bem atendido, pode ir embora imediatamente. Isso pode gerar uma reputação ruim da loja. 

A agilidade é importante em um atendimento ao cliente, mas o profissionalismo, entendimento do produto e dedicação para solucionar a dor do cliente são tão importantes quanto. 

Deixe o cliente a vontade na loja 

Deixar o cliente à vontade na loja faz parte de um atendimento de qualidade também, mas isso está atrelado ao espaço que o vendedor dá. Dependendo do produto que sua empresa comercializa, é importante deixar o cliente transitar pela loja depois de cumprimentá-lo e não ficar o pressionando a comprar alguma coisa. 

Preços diversos 

A precificação dos produtos pode ser o ponto de dor de muitas empresas que querem saber como atrair clientes. A primeira coisa a ser feita, nesse caso, é encontrar um equilíbrio entre um preço justo para o cliente mas que também gere uma boa margem de lucro para a empresa. 

Não adianta cobrar um preço muito baixo e não lucrar, assim como não adianta ter um preço elevado ou igual ao dos concorrentes, se a sua loja ou produtos não tiver um diferencial competitivo. 

Loja online 

Agora, como atrair mais clientes para um e-commerce, loja online? Enquanto a loja física depende bastante do seu ponto de venda para que as pessoas entrem nela, uma loja online precisa atrair clientela de uma outra forma. Veja como a seguir: 

Presença nas redes sociais 

Você provavelmente já ouviu alguém falar que “se uma empresa não está na internet ela não existe”. Isso se faz muita verdade quando falamos de uma loja virtual. É claro que a visibilidade não leva diretamente a mais vendas, mas ela é o primeiro passo para isso acontecer. 

Marcar presença nas redes sociais é uma forma de propagar o seu negócio de diversas formas, seja por meio de conteúdos orgânicos ou propagandas pagas. Mas, mais ainda, ajuda a engajar e fidelizar seus atuais clientes. Assim, futuramente, as chances da sua empresa ser indicada por clientes fiéis e satisfeitos aumentam. 

Só tenha uma coisa em mente: é preciso estar presente nas redes sociais que mais façam sentido para seu público-alvo. Empresas B2B, por exemplo, acabam investindo bastante na presença no LinkedIn, já que ele é muito propício para companhias que querem ter uma relação com outras empresas. 

SEO 

Imagem de notebook em cima de uma mesa de madeira com a sigla SEO
Imagem: Freepik

Hoje em dia não dá para falar em como atrair mais clientes pela internet sem falar de SEO, Search Engine Optimization. A estratégia se baseia na otimização de um site para que apareçam nos resultados de busca como o Google. 

As chances do site da sua empresa aparecer nos primeiros resultados de busca são muito maiores quando você investe em SEO, o que acaba gerando mais tráfego e atraindo novos clientes. Dentre os benefícios da estratégia, podemos citar também:

  • Aumento de visitantes qualificados para o site da empresa ou loja online;
  • Promove a relevância e autoridade da sua marca;
  • Aproxima sua empresa ainda mais do público-alvo.

Blog 

Além de otimizações mais técnicas que envolvem o SEO (como diminuição do tempo de carregamento da página e boa navegação para o usuário), o blog acaba sendo uma estratégia interessante para atrair visitantes de forma orgânica.

Sim, uma loja online pode ter um espaço dedicado para conteúdo. É muito comum muitos e-commerces terem um blog com publicações sobre o seu segmento de atuação e isso é ótimo para educar seu público-alvo e atraí-los para uma eventual compra, por exemplo.

Propaganda no YouTube 

E outras em plataformas, além do Google e redes sociais, tem como atrair mais clientes? Sim, mídias sociais como o YouTube estão aí para provar que é possível aumentar sua base de clientes de duas formas:

  • Criando um canal e publicando vídeos, o que irá atrair clientes de forma orgânica;
  • Investindo em publicidade paga.

A publicidade paga no YouTube é super simples de ser feita, basta ter uma conta no Google Ads e configurar suas campanhas pelo YouTube Ads, podendo escolher o objetivo da campanha, assim como em quais locais você deseja que o anúncio seja exibido e os locais de exibição do anúncio. 

Outra forma de fazer isso é criando um conteúdo relevante no canal da sua empresa. Aqui, a criatividade precisa estar a todo vapor e é indicado que a empresa não se prenda apenas em vídeos sobre o seus produtos ou segmento no mercado, mas sim fale sobre todo o universo temático que interesse seu público-alvo. 

Por que você deve conhecer o seu público-alvo

Até aqui falamos bastante sobre público-alvo, então deixamos a pergunta: como está a definição do público da sua empresa?

É essencial que as empresas tenham bem claro quem é o público-alvo do seu negócio, companhias B2B também não escapam desse estudo de mercado. Isso porque, saber onde estão as empresas que irão comprar da sua empresa é fundamental para que elas te encontrem, concorda?

Por isso, em uma pesquisa de mercado, procure ter as informações abaixo bem claras e a partir daí terá seu público-alvo estabelecido.

  • Qual é o segmento de mercado que as empresas que compram do seu negócio atuam?;
  • Qual é o porte dessas empresas?
  • Quantos funcionários e áreas essas empresas possuem?
  • Qual é o faturamento das empresas que compram seus serviços ou produtos?;
  • Onde estão localizadas essas empresas?;
  • Qual o nível de maturidade e conhecimento que essas empresas têm em relação ao seu produto?;
  • Há quanto tempo essas empresas estão no mercado?

Definir esses padrões é o que vai te ajudar a segmentar seu público-alvo e, com base nisso, colocar as dicas acima para atrair mais clientes em prática!

Qual a diferença entre fidelizar e atrair clientes?

Vendedora apertando a mão de dois clientes
Imagem: Freepik

Existe uma diferença entre fidelizar e atrair clientes, e ambos são importantes. A atração de clientes nada mais é do que a primeira etapa de uma estratégia de marketing, ou seja, é a forma de garantir um bom volume de vendas e a sustentabilidade financeira do negócio. 

Já a fidelização é uma forma de reter esses clientes na sua empresa e fazer com que elas não comecem a comprar dos seus concorrentes, ou seja, uma maneira do cliente ser fiel ao seu negócio. 

O interessante é que, uma vez que um cliente é fidelizado, a sua empresa acaba gastando muito menos em estratégias. Afinal, a manutenção da sua base de clientes é mais barato do que investir em estratégias para atrair novos clientes, sabia? 

Confira o texto Fidelização de clientes: saiba a importância e como fazer [Guia Completo] 

Estratégias de marketing para a sua empresa

Não existe simpatia para atrair clientes, o segredo aqui é investir em marketing por meio de ações bem planejadas. O marketing B2B é essencial para que a sua empresa tenha leads qualificados. Por isso, quem quer saber como atrair clientes deve entender que por mais que pareça uma tarefa desafiadora, ela vai gerar retorno. 

Veja, a seguir, ações de marketing para atrair clientes!

Networking 

O networking (ou rede de negócios) consiste em fazer contatos comerciais e é uma estratégia útil tanto para pessoas físicas, profissionais, quanto para pessoas jurídicas, empresas. Essencialmente no segmento B2B, conectar-se com líderes CEOs e empreendedores é uma forma de transformá-los em potenciais clientes lá na frente.

Por isso, compareça em eventos, workshops e conferências do seu segmento, ao apresentar sua empresa para outros negócios você vai estabelecer relacionamentos com o clientes e isso só traz vantagens como:

  • Aumento da visibilidade da sua empresa;
  • Mais conhecimento sobre as atualidades do mercado.

Conheça o networking 4.0

Quem quer saber como atrair mais clientes para sua empresa precisa conhecer o networking 4.0. A estratégia tem a mesma base: conectar-se com outras empresas, criar uma rede e, depois, oferecer suas soluções ou sugerir parcerias. 

No entanto, a diferença do networking comum para a versão 4.0 é a relação mais próxima. Sabemos que a comunicação entre empresas pode ser burocrática e bastante formal, mas o objetivo dessa vertente de networking é justamente ir além e criar um relacionamento mais humanizado, verdadeiro e durável. 

O networking 4.0 baseia-se numa troca de inovações entre as empresas e no conhecimento mais aprofundado das camadas do negócio, indo do CEO até campanhas de produção e fornecedores. 

Ao conhecer melhor a empresa, você poderá sugerir soluções e produtos personalizados, pois saberá exatamente a dor que deve solucionar.

Mídias pagas 

Recentemente o Instagram anunciou que, nos Estados Unidos, será possível realizar compras dentro do aplicativo e até mesmo rastrear seus produtos. Mesmo a atualização ainda não tendo chegado no Brasil, a novidade mostra que empresas que investem em mídia paga nas redes sociais só tendem a ganhar. 

A empresa que deseja aprender a atrair mais clientes deve considerar, antes de mais nada, as redes sociais que seu público se encontra. A partir daí, pode investir em publicações pagas para atraí-los até os seus produtos ou serviços. 

Além das redes sociais

As mídias pagas não se restringem apenas às redes sociais, para atrair mais clientes tudo é válido — com planejamento, claro! 

Um exemplo são os portais de notícia. Muitos deles possuem editorias voltadas para vários tipos de negócio, e isso é uma ótima maneira de aumentar não apenas a visibilidade da sua empresa, como gerar autoridade para ela. 

Treine seus colaboradores 

Atendentes de telemarketing usando Headphones e digitando no computador
Imagem: Freepik

De nada adianta saber como atrair mais clientes se, na hora em que eles chegam até o seu negócio, o atendimento não atende as expectativas deles, certo? 

Seja no atendimento cara a cara ou digital, é fundamental que a empresa tenha um bom time de vendas constantemente atualizado e comprometido. 

Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes e é normal que uma empresa que queira comprar um produto ou serviço se preocupe com o atendimento que receberá do seu fornecedor. Por isso, é indicado investir em treinamentos de atendimento, vendas, prospecção e até mesmo sobre os próprios produtos que sua empresa vende.

Parcerias com outras empresas 

A parceria empresarial é uma estratégia muito comum no mercado B2B e só tendem a crescer. Elas são uma oportunidade não só de firmar a relação entre sua empresa com outra, mas também de aumentar a visibilidade do seu negócio. 

Dentre as principais vantagens das parcerias entre empresas estão:

  • Aumento de clientes;
  • Aumento de receita;
  • Maior alcance geográfico;
  • Acesso a novidades e tecnologias no mercado.

Leia mais sobre o assunto no texto O que é parceria empresarial: conheça os tipos e aprenda a buscar as melhores para sua empresa

Marketplace 

A sua empresa trabalha apenas com lojas físicas? Então talvez seja a hora de investir em um marketplace também. Ele é uma espécie de vitrine virtual e é uma alternativa muito útil para empresas que trabalham com varejo. 

Uma pesquisa feita pela empresa NielsenIQ e divulgada no portal CNN Brasil apontou que no 3º trimestre de 2022, as compras online devem crescer 2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além desses números, sabemos que o Brasil está entre os países que mais fazem compras pela internet, por isso, investir em um marketplace acaba sendo uma estratégia extremamente válida. 

Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing útil para atrair e também para converter e fidelizar clientes. 

Esse tipo de marketing é bem diferente da publicidade tradicional, que tem anúncios diretos e mais agressivos, já citado o produto ou serviço logo de cara. No inbound, a estratégia é gerar interesse no público-alvo, criar uma conexão por meio de conteúdos ricos e fazê-lo entender que ele tem um problema que nem sabia e que sua empresa pode solucioná-lo.

Por ser algo que dá resultados mais a médio e longo prazo, é indicado investir no marketing indireto (inbound) junto com estratégias de marketing direto (outbound).

Como fidelizar e atrair clientes com a ajuda da Kaledo

Além de todas essas orientações para você aprender como atrair mais clientes, outra forma que, além de chamar a atenção do seu público-alvo e também fidelizá-los é oferecendo vantagens exclusivas. Isso gera um diferencial competitivo entre sua empresa e as concorrentes, e também fortalece a sua relação com seus clientes.

Um exemplo de vantagem que seu negócio pode oferecer por meio de um clube de descontos e vantagens. Eles são programas que oferecem promoções e descontos em compras em diversos estabelecimentos. Ou seja, com ele, sua empresa pode fornecer para o cliente o desconto na próxima compra que ele fizer ou na compra em outro estabelecimento. 

A estratégia vai atrair clientes, pois além de ouvidos e cuidados, eles sentirão que estarão ganhando algo ao comprar com você e, de fato, estarão! 

A Kaledo

Se você não sabe como implementar um clube de vantagens na sua empresa, fique tranquilo, porque a Kaledo pode te ajudar. Somos a primeira plataforma flexível para empresas criarem seus próprios clubes de benefícios e programas de fidelidade. Oferecemos soluções de crédito e descontos nas melhores marcas do Brasil. Além disso, você pode incluir seus próprios produtos na plataforma!

Veja nossas vantagens:

Conheça melhor as vantagens da Kaledo a seguir!

  • Fornecemos informações valiosas sobre o uso dos benefícios para que sua empresa saiba os principais interesses dos seus clientes/
  • Customização da plataforma;
  • Integração total do seu produto ou serviço, assim como vantagens de parceiros, se assim desejar.
  • Trabalhamos com mais de 250 marcas do Brasil inteiro, com benefícios em educação, lazer, alimentos, bebidas, produtos e serviços. Tudo para seus clientes consumirem produtos e serviços de forma econômica e, assim, se fidelizarem ainda mais com a sua empresa. 

Conclusão

Ao longo desse texto esperamos que você tenha aprendido como atrair mais clientes. É preciso antes de tudo estratégia e planejamento. O conhecimento do mercado em que o seu negócio está inserido é tão fundamental quanto saber para quem você quer vender, ou seja, o seu público-alvo.

Assim como a sua empresa preza pela qualidade dos produtos e serviços que está vendendo, as empresas clientes também querem ter opções e precisam saber que serão bem atendidas, assim como seus problemas solucionados. Por isso, não se esqueça de investir na divulgação para chegar até eles e, depois, em um atendimento de qualidade para efetuar a venda e fidelizá-los. 

Se você quer começar hoje mesmo a colocar tudo isso em prática, o que acha de começar dando vantagens exclusivas para seus futuros clientes? Vem conhecer mais sobre a Kaledo ou, se preferir, agende agora mesmo uma demonstração gratuita da plataforma! 

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