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O que é parceria empresarial: conheça os tipos e aprenda a buscar as melhores para sua empresa

empresários se cumprimentando

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Uma prática muito comum entre empresas é a parceria empresarial, e elas acontecem tanto entre negócios do mesmo ramo quanto de ramos complementares. O objetivo da estratégia é que a companhia envolvida aumente sua base de clientes e tenha mais impacto positivo no mercado. Mas, o que é parceria e como ela se dá? 

Se você está em busca de parcerias para alavancar o seu negócio, vamos responder dúvidas como essa e explicar os tipos de parcerias empresariais, suas vantagens e como a Kaledo pode te ajudar. Vem conferir!

Sinônimos de parceria

Antes de exemplificar o que é parceria, compreender os seus sinônimos é de grande valia. A ação nada mais é do que  acordos que beneficiam duas ou mais partes envolvidas. É uma relação de colaboração, como um dos sinônimos da palavra exemplificam:

  • Cooperação;
  • Combinação;
  • Coparticipação;
  • Parceiragem;
  • Acordo;
  • União;
  • Ligação,

Significado de parceria: o que é parceria entre empresas?

Como funciona e o que é parceria?No âmbito B2B, a parceria funciona por meio de uma cooperação entre uma ou mais empresas, com o objetivo de cooperação estratégica. Para que funcione com êxito, a estratégia precisa ser pautada na transparência das companhias envolvidas. 

Se você está se perguntando o que é parceria entre empresas, precisa entender que tanto companhias grandes como pequenas podem trabalhar juntas para crescerem. Existem diversos tipos de parcerias mas, independente disso, todas as empresas envolvidas precisam ter os benefícios e vantagens dessa estratégia.

Por mais que uma parceria entre empresas seja duradoura, isso não equivale a sucesso, porque a estratégia precisa se basear não apenas em uma relação comercial, mas também na sinergia e relação transparente  entre as partes envolvidas. Essa é a única forma de uma parceria fazer sucesso e sentido. 

Dessa forma é necessário analisar muito bem o setor e considerar quais são os tipos de empresas mais alinhadas com o ramo de atuação do seu próprio negócio. Avaliar os objetivos da relação é uma forma de entender se a parceria será benéfica ou não. 

Para que não se torne uma competição, a empresa precisa se perguntar o que é parceria saudável e em quais situações essa colaboração pode gerar bons efeitos nos envolvidos.Ou seja, escolher empresas que tenham o mesmo perfil da sua é essencial, assim como realizar uma avaliação da cooperação para entender se o investimento está dando certo e também traçar melhorias.

O que é parceria comercial e quais suas vantagens?

As parcerias comerciais são relações entre empresas com o objetivo de garantir um diferencial competitivo e atender o público-alvo de uma forma otimizada, sustentável e cooperativa. É apenas uma outra forma de dizer parceria entre empresas. 

Já entendeu o que é parceria entre uma ou mais empresas? Então, a seguir, veja as vantagens de implementar essa estratégia!

Vantagens da parceria comercial

Dentre as vantagens da parceria comercial, estão:

  • Diminuição de burocracias;
  • Diminuição do CAC;
  • Melhor capacidade competitiva;
  • Aumento de clientes;
  • Menos gastos com fornecedores;
  • Melhora da gestão empresarial.

Diminuição de burocracias

Quando dois lados têm um objetivo em comum no mundo corporativo, burocracias do ramo são significativamente diminuídas.  O motivo é que, dependendo do tipo de cooperação estabelecida, a empresa terá acesso a novas tecnologias, o que impulsiona a criatividade e pode até mesmo otimizar processos internos. 

Aumento da capacidade competitiva

Quando a parceria atinge benefícios como melhorar o engajamento dos seus clientes, o aumento do número de consumidores é uma ótima consequência. Com isso, a empresa alcança mais pessoas e tem um aumento de competitividade e diferencial no mercado.

Por exemplo, uma empresa que fornece um clube de descontos para seus clientes terá uma presença muito mais positiva na mente deles. 

Diminuição do CAC

Sabia que trabalhar para conquistar novos clientes custa mais do que fidelizar aqueles clientes que já estão na sua base? É justamente nesse ponto que a parceria entre empresas atua: diminuindo o Custo por Aquisição de Clientes (CAC).

Saiba mais sobre fidelização de clientes aqui! 

Novos clientes

Pense um pouco: se duas empresas trabalham juntas de alguma forma, as chances dos consumidores de cada uma terem acesso a outra são muito maiores, certo? Essa é outra vantagem que responde a dúvida “o que é parceria e quais os benefícios ela pode trazer para minha empresa?”.  São mais clientes (e, claro, clientes fidelizados!)

Indicações

Dependendo da parceria comercial a ser firmada, as chances dos seus clientes indicarem sua empresa para outros são maiores, é o que chamamos de marketing de relacionamento, ou marketing de boca a boca. 

A partir daí, mais confiança será depositada no seu negócio, o que atrairá clientes desconfiados e indecisos a respeito de outras empresas do mesmo nicho de uma forma mais saudável.

Diminuição de gastos com fornecedores

Existem diversos tipos de cooperação empresarial, e quem se pergunta o que é parceria comercial precisa conhecer cada uma, mas falaremos mais disso a seguir. O que é bacana você entender no momento é que, dependendo do tipo de parceria, o menor custo com fornecedores é outra vantagem!

Empresas que têm vínculos com outras para compra de matéria-prima, ou produtos essenciais para seu funcionamento, podem estabelecer parcerias fixas. Isso pode ser feito dando mais espaço para serviços e produtos de fornecedores principais, assim a visibilidade deles irá crescer.

A partir daí, o espaço para negociar preços torna-se mais aberto e colaborativo.

Melhor gestão empresarial

Outra vantagem da parceria comercial é a melhora da organização interna e gestão da empresa. Essa vantagem está diretamente ligada a diminuição da burocracia, já que as empresas envolvidas podem compartilhar recursos e tecnologias que possam otimizar o dia a dia da companhia. 

banner com chamado sobre benefícios da Kaledo

Tipos parceria para o seu negócio

Certo, você já sabe o que é parceria empresarial e seus benefícios, então chegou a hora de entender os tipos de cooperações possíveis para seu negócio. Lembre-se que a melhor escolha vai depender do segmento da sua empresa e também do seu público-alvo.

Parceria de produto/serviço

É quando uma empresa usa o conhecimento e recursos de outra para desenvolver algo novo, seja produto ou serviço. Para exemplificar, podemos dizer que ela se dá quando uma empresa de cosméticos  utiliza um tipo de pigmentação desenvolvido por outra empresa, por exemplo.

Parceria de marca

Marcas não são necessariamente rivais umas das outras. Nesse tipo de parceria, uma marca pode servir de co-branding para outra, ou seja, várias marcas utilizam juntas um único produto ou serviço. 

Outro exemplo que podemos dar é quando uma linha de maquiagem faz parceria com alguma marca do ramo alimentício, criando, hipoteticamente, produtos inspirados em um tipo de chocolate. Isso é bastante comum e você com certeza já viu por aí, certo?

Parceria de distribuição

A parceria de distribuição é quando a empresa utiliza canais de distribuição de outra empresa com o objetivo de alcançar seus clientes por meio de promoções externas. É bastante comum no ramo privado atacadista.

Parceria estratégica

Acima falamos que uma parceria pode se dar quando uma empresa usa o conhecimento de outra e essa relação pode ser chamada também de parceria estratégica.

Um exemplo  usual desse tipo de cooperação é quando determinada empresa usa softwares criados especialmente por outra para suprir necessidades específicas. Podemos citar também a própria Kaledo, que é uma plataforma de vantagens que permite empresas personalizarem da forma que melhor lhes convém.

Parceria tecnológica

O que é parceria tecnológica? Trata-se da integração de duas ou mais empresas por meio de sistemas tecnológicos. Ela serve, por exemplo, para a troca de informação ou execução de comandos entre seus respectivos produtos.

Como encontrar os parceiros certos para sua empresa

Depois de entender o que é parceria, suas vantagens e tipos, é o momento de colocar a estratégia em ação. A seguir, veja as principais dicas para encontrar os melhores parceiros para o seu negócio. 

Estude o mercado

Estudar bem o mercado em que a empresa está inserida é essencial para ampliar sua visão sobre seu público e segmento. 

No processo, é importante entender que a parceria nem sempre precisa se dar com empresas que sejam exatamente do seu nicho mas, de alguma forma, suprem determinada demanda dos seus clientes.

Faça networking

Outra forma de encontrar empresas para firmar parcerias é aumentando a rede de contatos do seu negócio. O indicado é que a empresa esteja sempre presente em reuniões, eventos e feiras do setor.

Gere valor

Se a sua empresa não tem valor competitivo, por que outras gostariam de trabalhar com você? Esse é um ponto bem importante, por isso, é fundamental oferecer um atendimento e relação próxima e de extrema qualidade para companhias parceiras. 

Conheça seu público-alvo e sua persona

Escolher o melhor tipo de parceria, assim como empresa parceira, exige o conhecimento profundo do seu público-alvo e persona. Por exemplo, se ao estudar os hábitos de consumo dos seus clientes a empresa descobrir que os gastos em beleza e estética são frequentes, por que não estabelecer uma parceria com empresas desse segmento?

Assim, seus clientes terão descontos sobre os produtos de beleza dessa marca e ela, consequentemente, também terá mais consumidores.

Público-alvo

É importante entender a diferença entre público-alvo e persona para que sua estratégia não tenha nenhuma falha. Público-alvo refere-se a um grupo consumidores com características parecidas, um perfil de pessoas que têm o potencial de se tornarem cientes da sua empresa. 

As informações coletadas geralmente se restringem a:

  • Idade;
  • Gênero;
  • classe social;
  • Onde moram.

Persona

Já a persona é a representação do cliente ideal de uma empresa. Ou seja, além de idade, gênero e classe social, é traçado também seu comportamento, sonhos, religião, hobbies, desafios, gostos pessoais etc de uma maneira detalhada. 

O que você pode oferecer para empresas parceiras

Como falamos, gerar valor para uma empresa é um dos jeitos de estabelecer uma parceria de sucesso, isso pode ser feito de diferentes formas e, para encontrar a melhor, é preciso ir além da pergunta “o que é parceria?” e responder “o que estou disposto a dar para meus parceiros?”.

Uma parceria de sucesso precisa de vantagens mútuas, e muitos parceiros gostam de condições especiais. Por isso, uma das alternativas mais utilizadas é o clube de vantagens. Sua empresa pode, por exemplo, criar um programa com vantagens exclusivas que façam sentido para seus parceiros, clientes ou associados e tudo isso você consegue com a Kaledo!

A Kaledo é uma plataforma de clube de vantagens personalizado cuja função é agregar valor para negócios que desejam ter um diferencial competitivo no mercado. 

O que é clube de vantagens?

Clube de vantagens é um programa que empresas usam para conquistar e engajar mais seus  parceiros, sócios, funcionários e clientes. Por meio dele, é possível incentivar o consumo dos produtos e serviços que sua empresa (e empresas parceiras) oferecem. 

Além do engajamento de parceiros e sócios, um clube de vantagens leva outros benefícios para sua empresa, como conhecimento do perfil de clientes, parceiros e funcionários que usam a plataforma e também o fortalecimento da empresa no mercado.

Descubra como o CIEE otimizou suas ofertas e geração de relatórios com a Kaledo

Como a Kaledo pode ser parceira da sua empresa

Empresas de vários segmentos podem ter seus produtos agregados à plataforma da Kaledo, seja associações, varejo, bancos ou do segmento de serviços. 

Nós trabalhamos com mais de 250 marcas do Brasil das áreas de educação, lazer, alimentos, bebidas, produtos, serviços e até mesmo uma loja exclusiva  com valores promocionais. 

Outras vantagens da Kaledo são:

  • Oferecemos informações sobre o uso dos benefícios para que sua empresa entenda melhor os principais interesses dos parceiros;
  • Permitimos a total integração do seu produto ou serviço por meio da nossa API;
  • Permitimos a inclusão de parceiros exclusivos na plataforma;
  • Oferecemos acompanhamento de dados em tempo real;
  • Toda a plataforma pode ser customizada de acordo com a necessidade da sua empresa.

Com a Kaledo você pode ajudar empresas parceiras a melhorarem a divulgação (incluindo seus produtos e serviços com desconto na plataforma), ou até mesmo oferecer descontos para outros serviços e produtos para seus parceiros. Super bacana, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é parceria e como ela pode ser firmada, que tal conhecer melhor como funciona a Kaledo? Agende agora mesmo uma demonstração gratuita !

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