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Segmentação de clientes: o guia completo para o seu negócio

duas mulheres lêem relatórios sobre a segmentação de seus clientes.

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Você sabe o que é segmentação de clientes e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer? A segmentação de clientes é uma estratégia que consiste em dividir o seu público-alvo em grupos menores, com características, necessidades e comportamentos semelhantes, para que você possa oferecer soluções personalizadas, eficientes e satisfatórias para cada um deles. 

Neste artigo, vamos explicar o que é segmentação de clientes, quais são os tipos de segmentação, quais são os benefícios, como fazer uma segmentação eficiente, quais ferramentas usar, quais erros evitar, como criar uma experiência única para cada segmento e como os clubes de vantagens podem potencializar a segmentação. Acompanhe!

O que é segmentação de clientes?

Segmentação de clientes é o processo de dividir o seu mercado em grupos homogêneos, com base em critérios como localização, idade, renda, personalidade, hábitos de consumo, preferências, etc. 

O objetivo da segmentação de clientes é identificar os diferentes perfis de clientes que existem no seu mercado, e entender quais são as suas dores, desejos, expectativas e motivações. 

Assim, você pode adaptar o seu produto ou serviço, o seu preço, a sua comunicação, a sua distribuição e o seu atendimento, para atender às necessidades e aos interesses de cada segmento, de forma mais assertiva e efetiva.

Saiba mais: Entenda os hábitos de consumo do seu cliente e fidelize-o com a Kaledo 

Quais os tipos de segmentação de clientes?

Dois homens e uma mulher ao centro leem relatório de segmentação.

Existem diferentes tipos de segmentação de clientes, que podem ser usados de forma isolada ou combinada, dependendo do seu objetivo, do seu produto ou serviço, e do seu mercado. Alguns dos principais tipos de segmentação de clientes são:

Geográfica

A segmentação geográfica consiste em agrupar os clientes de acordo com a sua localização, como país, estado, cidade, bairro, zona, etc. 

Esse tipo de segmentação é útil para levar em conta as diferenças culturais, climáticas, econômicas, políticas e legais que existem entre as regiões, e que podem influenciar o comportamento e as necessidades dos clientes. 

Por exemplo: uma empresa de roupas pode segmentar os seus clientes de acordo com o clima, oferecendo peças mais leves para os clientes que moram em regiões mais quentes, e peças mais pesadas para os clientes que moram em regiões mais frias.

Demográfica

A segmentação demográfica consiste em agrupar os clientes de acordo com as suas características demográficas, como idade, sexo, renda, escolaridade, ocupação, estado civil, etc. 

Esse tipo de segmentação é útil para levar em conta as diferenças que existem entre os grupos de pessoas, e que podem afetar as suas preferências, o seu poder de compra, o seu estilo de vida, etc. 

Por exemplo: uma empresa de cosméticos pode segmentar os seus clientes de acordo com o sexo, oferecendo produtos específicos para homens e para mulheres.

Psicográfica

A segmentação psicográfica consiste em agrupar os clientes de acordo com as suas características psicológicas, como personalidade, valores, atitudes, interesses, hobbies, estilo de vida, etc. 

Esse tipo de segmentação é útil para levar em conta as diferenças que existem entre as pessoas, e que podem refletir nas suas motivações, nas suas percepções, nas suas emoções, etc. 

Por exemplo: uma empresa de viagens pode segmentar os seus clientes de acordo com o estilo de vida, oferecendo pacotes diferentes para os clientes que gostam de aventura, de cultura, de natureza, de relaxamento, etc.

Comportamental

A segmentação comportamental consiste em agrupar os clientes de acordo com o seu comportamento em relação ao produto ou serviço, como frequência de compra, quantidade de compra, ocasião de compra, benefício buscado, grau de lealdade, grau de satisfação, etc. 

Esse tipo de segmentação é útil para levar em conta as diferenças que existem entre os clientes, e que podem indicar o seu nível de envolvimento, de interesse, de necessidade, de fidelidade, etc. 

Por exemplo: uma empresa de telefonia pode segmentar os seus clientes de acordo com o benefício buscado, oferecendo planos diferentes para os clientes que querem mais minutos, mais dados, mais serviços, etc.

Quais os benefícios da segmentação de clientes?

A segmentação de clientes pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, tais como:

Personalização do atendimento

Um dos benefícios da segmentação de clientes é que ela permite que você personalize o seu atendimento, oferecendo soluções que se encaixem perfeitamente nas necessidades, nos desejos e nas expectativas de cada segmento. 

Assim, você pode criar uma relação mais próxima, mais confiável e mais duradoura com os seus clientes, aumentando a sua satisfação e a sua lealdade.

Melhoria na eficácia do marketing

Outro benefício da segmentação de clientes é que ela melhora a eficácia do seu marketing, pois você pode direcionar as suas ações, as suas mensagens, os seus canais e os seus recursos, para os segmentos que têm mais potencial de compra, de retorno e de lucro. 

Assim, você pode otimizar o seu investimento, o seu tempo e o seu esforço, aumentando a sua conversão, a sua retenção e a sua rentabilidade.

Aumento da satisfação do cliente

Um terceiro benefício da segmentação de clientes é que ela aumenta a satisfação do cliente, pois você pode oferecer produtos ou serviços que atendam às suas expectativas, que resolvam os seus problemas, que superem as suas objeções, que gerem valor e que criem uma experiência positiva. 

Assim, você pode encantar os seus clientes, fazendo com que eles se tornem fãs, defensores e promotores da sua marca.

Qual a importância da segmentação para o crescimento comercial?

Duas mulheres e um homem ao centro leem dados sobre segmentação de público em um tablet.

A segmentação de clientes é essencial para o crescimento comercial do seu negócio, pois ela permite que você conheça melhor o seu mercado, o seu público-alvo e os seus clientes, e que você adapte a sua oferta, o seu preço, a sua comunicação, a sua distribuição e o seu atendimento, para atender às necessidades e aos interesses de cada segmento, de forma mais assertiva e efetiva. Assim, você pode:

  • Aumentar a sua participação de mercado, conquistando novos clientes e mantendo os clientes existentes;
  • Aumentar a sua receita, vendendo mais produtos ou serviços, ou vendendo produtos ou serviços de maior valor agregado;
  • Aumentar a sua lucratividade, reduzindo os seus custos, otimizando os seus recursos e maximizando os seus resultados;
  • Aumentar a sua competitividade, diferenciando-se da concorrência, criando vantagens competitivas e gerando valor para os clientes;
  • Aumentar a sua sustentabilidade, inovando, criando, aprendendo e se adaptando às mudanças do mercado, dos clientes e do ambiente.

O que considerar ao fazer uma segmentação de clientes?

Para fazer uma segmentação de clientes eficiente, é preciso considerar alguns aspectos, como:

  • Objetivo: antes de segmentar os seus clientes, é preciso definir qual é o seu objetivo com a segmentação, ou seja, o que você quer alcançar com ela, como aumentar as vendas, melhorar o relacionamento, fidelizar os clientes, etc;
  • Produto ou serviço: depois de definir o seu objetivo, é preciso analisar o seu produto ou serviço, ou seja, o que você oferece para os seus clientes, como as suas características, os seus benefícios, os seus diferenciais, etc;
  • Mercado: em seguida, é preciso estudar o seu mercado, ou seja, o ambiente em que você atua, como as tendências, as oportunidades, as ameaças, os desafios, etc;
  • Público-alvo: depois, é preciso conhecer o seu público-alvo, ou seja, o conjunto de pessoas que têm potencial de compra do seu produto ou serviço, como as suas características, as suas necessidades, os seus desejos, as suas expectativas, etc;
  • Clientes: por fim, é preciso segmentar os seus clientes, ou seja, dividir o seu público-alvo em grupos menores, com base em critérios como localização, idade, renda, personalidade, hábitos de consumo, preferências, etc.

Dicas para uma segmentação de clientes eficiente

Escolha os critérios de segmentação mais adequados ao seu negócio, ao seu produto ou serviço, e ao seu objetivo. Não adianta segmentar os seus clientes por critérios que não sejam relevantes ou que não façam sentido para a sua estratégia.

Use dados confiáveis e atualizados para segmentar os seus clientes. Você pode obter esses dados por meio de pesquisas de mercado, de ferramentas de análise, de formulários de cadastro, de histórico de compras, de feedbacks, etc.

Valide os seus segmentos com os seus clientes. Você pode testar as suas hipóteses de segmentação com os seus clientes, por meio de entrevistas, de testes A/B, de campanhas piloto, etc., para verificar se eles realmente se identificam com os grupos que você criou, e se eles respondem às suas ações de forma positiva.

Revise e atualize os seus segmentos periodicamente. Você deve acompanhar o desempenho e o comportamento dos seus segmentos, e fazer ajustes sempre que necessário, para refletir as mudanças no mercado, nos clientes e no seu negócio.

Ferramentas para segmentação de clientes

  • CRM (Customer Relationship Management): é um sistema que permite gerenciar o relacionamento com os clientes, armazenando e organizando os seus dados, como nome, contato, perfil, histórico de interações, preferências, etc. Com um CRM, você pode segmentar os seus clientes de forma rápida e fácil, usando filtros, tags, categorias, etc;
  • Google Analytics: é uma ferramenta que permite analisar o tráfego e o comportamento dos visitantes do seu site, como origem, localização, tempo de permanência, páginas visitadas, conversões, etc. Com o Google Analytics, você pode segmentar os seus clientes de acordo com as suas ações online, e entender quais são os seus interesses, as suas necessidades e as suas intenções;
  • Pesquisa de satisfação: é uma ferramenta que permite medir o grau de satisfação dos seus clientes com o seu produto ou serviço, por meio de perguntas, como o NPS (Net Promoter Score), o CSAT (Customer Satisfaction Score), o CES (Customer Effort Score), etc. Com a pesquisa de satisfação, você pode segmentar os seus clientes de acordo com o seu nível de lealdade, de fidelidade e de recomendação.

Quais erros evitar na segmentação de clientes?

Mulher aponta para mapa com figuras que emulam pessoas.

Para fazer uma segmentação de clientes eficaz, é preciso evitar alguns erros, como:

  • Segmentar os seus clientes de forma genérica ou superficial, sem considerar as suas particularidades, as suas dores, os seus desejos, as suas expectativas, etc. Isso pode fazer com que você perca oportunidades de personalização, de diferenciação e de valorização dos seus clientes;
  • Segmentar os seus clientes de forma excessiva ou complexa, criando grupos muito pequenos ou muito específicos, que dificultem a sua gestão, a sua comunicação e a sua mensuração. Isso pode fazer com que você perca eficiência, agilidade e rentabilidade no seu negócio;
  • Segmentar os seus clientes de forma estática ou imutável, sem acompanhar as mudanças no mercado, nos clientes e no seu negócio, que podem afetar os seus segmentos. Isso pode fazer com que você perca relevância, atualidade e competitividade no seu negócio.

Como criar uma experiência única para cada segmento?

Primeiro, defina a sua proposta de valor para cada segmento, ou seja, o que você oferece de único e de especial para cada grupo de clientes, que os faça escolher o seu produto ou serviço em vez dos concorrentes.

Em seguida, crie uma jornada do cliente para cada segmento, ou seja, o caminho que cada grupo de clientes percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até a compra e o pós-venda, incluindo as etapas, os pontos de contato, as ações, as emoções, etc.

Feito isso, elabore uma estratégia de marketing para cada segmento, ou seja, o conjunto de ações que você vai realizar para atrair, converter, relacionar e fidelizar cada grupo de clientes, definindo os objetivos, as mensagens, os canais, os recursos, etc.

Por fim, monitore e avalie os resultados de cada segmento, ou seja, o desempenho e o retorno das suas ações para cada grupo de clientes, usando indicadores, como taxa de conversão, ticket médio, churn rate, lifetime value, etc.

Como os Clubes de Vantagens podem potencializar a segmentação?

Duas mulheres e um homem segurando café leem um relatório de segmentação.

Os Clubes de Vantagens são uma forma de fidelizar os seus clientes, oferecendo benefícios exclusivos, como descontos, cashback, gift cards, medicamentos, etc., em troca de um cadastro, uma assinatura, uma compra, uma indicação, etc. Eles podem potencializar a segmentação, pois:

  • Permitem oferecer benefícios personalizados para cada segmento, de acordo com as suas preferências, as suas necessidades e as suas expectativas, aumentando a sua satisfação e a sua lealdade;
  • Permitem atrair novos clientes e gerar indicações para cada segmento, de acordo com as suas características, os seus interesses e os seus comportamentos, aumentando a sua conversão e a sua retenção;
  • Permitem fortalecer a sua marca e a sua reputação para cada segmento, de acordo com os seus valores, as suas atitudes e as suas emoções, aumentando a sua confiança e a sua recomendação.

Um exemplo de clube de vantagens é o da Kaledo, uma plataforma que oferece soluções personalizadas de clube de vantagens, programa de pontos, premiação e saúde para empresas de diversos segmentos e tamanhos. 

Com ele, você pode oferecer benefícios que se encaixem nas necessidades, nos desejos e nas expectativas de cada segmento de clientes, além de integrar ou compartilhar os benefícios com os seus parceiros de negócios.

Saiba mais: Clube de Vantagens e Benefícios: O que são e como implementar

Conclusão

A segmentação de clientes é uma estratégia fundamental para o seu negócio, pois ela permite que você conheça melhor o seu mercado, o seu público-alvo e os seus clientes, e que você adapte a sua oferta, o seu preço, a sua comunicação, a sua distribuição e o seu atendimento, para atender às necessidades e aos interesses de cada segmento, de forma mais assertiva e efetiva. Para isso, conte com as soluções da Kaledo!

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