O Valor Percebido pelo Cliente, ou VPC, é uma espécie de combinação de vantagens que o consumidor vê ao comprar da sua empresa. Essas vantagens podem estar relacionadas a:
- Como a empresa se pocisona no mercado;
- Qual é a qualidade e relevância que a empresa tem;
- Como é o atendimento da empresa, assim como a velocidade com que ela trabalha.
Mas muito mais além desses fatores, o cliente baseia-se em alguns fatores pessoais para enxergar valor no produto ou serviço de uma empresa. Somente sabendo quais são esses fatores é que será possível colocar em prática ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Quer entender tudo sobre a estratégia e como ela pode ajudar seu negócio? Continue lendo!
Para começar, entenda o que é valor percebido
Afinal, o que é valor percebido? É o quanto de valor um cliente percebe sobre o seu produto ou serviço. Ele é diferente do preço, e tem relação com o que o cliente entende que vai ganhar quando adquirir algo, quais problemas irão ser resolvidos, como ele vai se sentir com a compra.
Podem ser feitas uma série de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, mas para isso é preciso entender o público-alvo e a persona da sua empresa.
Alguns exemplos de valor percebido pelo cliente são quando alguém que viajou para um casamento escolhe um hotel mais caro do que o de costume por ter serviços de lavanderia. A pessoa, normalmente, não pagaria o valor da estadia se fosse uma viagem usual, porém, como ela precisa que seu traje para o casamento esteja limpo e passado, encontrou um valor agregado, ou seja, um valor percebido que a fez entender que naquele momento aquele hotel seria a melhor escolha.
E qual a importância desse conceito para o seu negócio?
Antes de partirmos para ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, é importante que você compreenda a importância dele.
Ao trabalhar para aplicar ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, a empresa dedica um tempo para conhecer melhor o seu cliente ideal e o que ele mais valoriza em um processo de compra. Isso vai fazer com que a empresa seja capaz de desenvolver estratégias de comunicação assertivas, que realmente conversem com o público-alvo e, consequentemente, venda mais.
Valor x preço: entenda a diferença
Já ouviu falar dos 4Ps do marketing? Trata-se de produto, preço, praça e promoção. Os três fatores ajudam a formar uma proposta, estratégia de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Na prática, os 4Ps ajudam a empresa a descobrir como pretende elaborar seus produtos e serviços e, principalmente, como eles serão entregues ao cliente.
Diferente do preço do produto, o valor percebido refere-se aos benefícios que o cliente terá ao comprar com você (o custo x benefício) enquanto o preço é um custo financeiro e não envolve todos os aspectos que estão em torno de uma compra.
Como as redes sociais podem melhorar a percepção do cliente sobre a empresa
O mercado digital é, hoje, um dos principais focos de empresas de diversos segmentos. Nele as redes sociais acabaram se tornando um investimento e, de fato, esse é um espaço muito propício para aplicar ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Para que as redes sociais sejam ferramentas efetivas, é preciso que a empresa saiba transmitir valores por meio da publicação de conteúdo relevante. Publicações sem propósito não inspiram e nem geram conexão com as pessoas, nesse sentido é preciso que a empresa seja capaz de passar confiança para atrair novos clientes e também fidelizar os atuais.
A dica é publicar conteúdos que converse com os valores da empresa, demonstre o nível do atendimento e também como o produto ou serviço impacta positivamente a vida do cliente. Portanto, lembre-se, conteúdo de valor é essencial para que as pessoas vejam que o seu produto também possui valor agregado.
Fatores que influenciam o valor percebido dos clientes
Imagem: Freepik
Existem alguns fatores que fazem os clientes perceberem o valor percebido em um produto. Dentre eles está o atrativo comercial, que nada mais é do que a experiência que a pessoa percebe que terá ao comprar com a sua empresa. Por exemplo, o cliente leva muito em conta, além do valor, o tempo de entrega, atendimento pós-venda, suporte técnico e formas de pagamento.
Além disso, existem outros fatores que farão o público-alvo enxergar os benefícios de comprar com sua empresa. Veja, a seguir, quais são para, enfim, colocar em prática as ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Experiência pessoal
Cada vez mais os consumidores procuram por empresas que ofereçam uma experiência de compra mais humanizada e pessoal. Por isso, é importante que o atendimento da sua empresa seja um diferencial e procure proporcionar uma compra única e que realmente impacte o consumidor positivamente.
Ao associar essa experiência com algo positivo, o consumidor terá o relacionamento com o seu negócio mais fortalecido e, assim, poderá voltar a comprar o seu produto ou serviço. Quando o cliente sente que a empresa entende suas necessidades e está preocupada com seu processo de compra, ele fica muito mais propenso a pagar pelo que sua empresa vende.
Influenciadores digitais
O marketing de influência é extremamente poderoso. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Statista, o número de brasileiros impactados pelo influencer marketing superou a marca de 40% em 2021, ultrapassando o número referente aos chineses. O Brasil, portanto, é hoje o país com o maior mercado nessa área de marketing.
No entanto, antes de as empresas adotarem essa estratégia como uma das ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, as empresas precisam entender que o influenciador digital precisa entender seu público-alvo e realmente ser capaz de liderá-las. Somente assim seus clientes vão enxergar valor agregado no produto.
Hoje, as pessoas querem ver a realidade e seguir influenciadores que realmente se conectam com eles. Dessa forma, quando uma empresa resolve fazer uma parceria com esses criadores de conteúdo digital, é preciso escolher o influencer certo, que conversa com o nicho de mercado que está mais propenso a comprar do seu negócio.
Dicas para aumentar o valor percebido
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Indicação do produto feito por Influenciadores digitais e experiência de compra são alguns dos fatores que fazem alguém enxergar valor no seu produto ou serviço. A seguir, você conhecerá outras ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Conheça o cliente e a sua necessidade
O quanto a sua empresa conhece seu público-alvo? Seja no mercado B2B ou B2C, saber o que o cliente espera da sua empresa é fundamental para adaptar a linguagem de comunicação, quais são suas dores e como ele espera ser atendido. Cada grupo tem necessidades específicas, então é importante mostrar os benefícios e valor agregado especialmente para ele, sempre focando na abordagem.
Venda soluções
Na lista de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente está vender soluções e não apenas produtos ou serviços. Essa é a forma do cliente entender que sua vida vai melhorar em algum aspecto ao comprar da sua empresa.
Grandes marcas já sabem como aumentar a percepção de valor para os clientes, como a própria Coca-Cola, que vende momentos de alegria entre amigos e familiares e não apenas uma bebida gaseificada. Outro exemplo é a Apple, que vende status social e vai além do rótulo de uma simples marca de dispositivos mobiles e computadores, seus clientes acreditam que, ao comprar um produto Apple, terão uma vida mais fácil e divertida também.
Proporcione experiências
Dentre as ações para aumentar o valor percebido pelo cliente está também proporcionar uma boa experiência de compra. Esse é um momento onde a empresa poderá provar o seu valor e também em que aspectos se destaca dos concorrentes.
É indicado que o time de marketing e vendas entenda o estilo de vida e preferências do cliente e também seja capaz de dar sugestões personalizadas, ouvindo como ele pretende usar o produto ou serviço. Por fim, lembre-se de que o pós-venda também faz parte de uma boa experiência de compra.
Ofereça benefícios
Um grupo de consumidores pode enxergar determinados benefícios enquanto outro não. Por isso, somente depois de entender o que o público-alvo da sua empresa realmente vê como benefícios é indicado aplicá-los na sua lista de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Um exemplo são programas de fidelidade e clubes de vantagens. Eles proporcionam descontos para os clientes adquirem produtos em outras lojas ou em uma próxima compra com a sua empresa, mostrando que a empresa se preocupa em manter seus consumidores felizes. O que já é uma ótima ação para aumentar o valor percebido pelo cliente.
No mundo dos negócios, a fidelização e retenção de clientes pode muito bem ser uma estratégia baseada no relacionamento, por isso é importante que as empresas procurem conquistar a lealdade dos clientes e sempre mantê-lo feliz. Afinal, clientes que enxergam que, além da compra de um bom produto, estão ganhando algo e também sendo valorizados pela empresa, acabam indicando o negócio para outros e as chances de voltar a compra com você são maiores.
Atendimento personalizado
Mesmo quando um produto ou serviço tem um uso específico, a experiência que cada cliente terá com ele pode ser diferente, com o objetivo de solucionar diversos problemas. Por isso, a forma como os consumidores são tratados está na lista de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Para personalizar o atendimento e toda a experiência do cliente, é preciso entender seu perfil, quais dores específicas ele quer tratar e quais benefícios sua empresa pode oferecer para que ele escolha consumir o seu produto ou serviço. A dica é, portanto, entregar sucesso para cada um dos clientes e também traçar a melhor maneira de guiá-lo e ajudá-lo, desde o primeiro contato, até o pós-venda.
Invista em ações de marketing
Todas essas ações para aumentar o valor percebido pelo cliente são úteis, mas nenhuma delas pode surtir efeito sem ações de marketing. Isso inclui, principalmente, a construção de identidade da marca, para uma melhor comunicação com o nicho de atuação do seu negócio.
Imaginando que sua empresa é uma pessoa, o seu cliente veria credibilidade nela? Considere todos os valores, missão e visão que sua persona quer encontrar em alguém e aplique-os ao criar o tom de voz e posição da sua marca. Com base nisso, invista em publicidade e criação de conteúdo nos canais que o cliente está, sempre usando a linguagem que ele mais entende.
Esteja alinhado com os valores do seu cliente
Acima, falamos dos valores do cliente e dos valores da sua empresa e como é importante que eles estejam alinhados para traçar uma estratégia de marketing efetiva. Mas isso não é importante apenas para o marketing, mas fundamentalmente para que a empresa seja capaz de se colocar no lugar do consumidor e procurar entender suas preferências.
Somente assim a empresa será capaz de entregar valor percebido para o cliente.
Divulgue os seus cases de sucesso
A divulgação de cases de sucesso é uma ótima ação para empresas que querem promover o valor percebido dos seus produtos. Eles mostram como a empresa ajudou outros clientes e que impactos positivos fizeram no dia a dia dos seus consumidores.
Fazer isso é gerar confiança do cliente e aumentar ainda mais a credibilidade que a empresa tem no mercado.
Métricas para análise de percepção dos clientes
Até aqui, você já pôde entender que algumas ações para aumentar o valor percebido pelo cliente são:
- Investir no atendimento ao cliente
- Trabalhar com influenciadores digitais
- Publicar conteúdo de valor nas redes sociais
- Investir em ações de marketing.
Mas como saber se a estratégia está dando resultado e alcançando as pessoas da forma que a empresa deseja? Existem algumas métricas que você pode olhar, veja a seguir.
Tráfego no site
Analisando o tráfego do site da sua empresa, você saberá se suas ações de comunicação estão atraindo mais pessoas para conhecer seu produto ou serviço.
Tempo de permanência na página
Enquanto o tráfego do site é um número que indica quantos interessados na sua empresa estão sendo atraídos, o tempo de permanência na página demonstra se ele realmente encontrou aquilo que está procurando, seja um produto ou conteúdo que agregue valor.
Um cliente que entra em um site e logo em seguida sai é sinônimo de algo deu errado na estratégia.
Taxa de cliques no email
Se a sua empresa trabalha com e-mail marketing, medir a taxa de cliques é uma forma de entender se o consumidor está interessado na sua empresa e no que você tem a dizer. Principalmente se for um e-mail de pós-venda.
Menções nas redes sociais
Você já deve ter visto um usuário de rede social publicar por livre e espontânea vontade algum produto ou serviço que comprou recentemente. Mesmo sem ser um influenciador digital, essa pessoa gostou tanto do que adquiriu e de toda a experiência que teve na compra, que passa a indicar seu produto para seus seguidores.
Com isso, é possível medir a percepção do cliente e acompanhar os relatos dele sobre a experiência que ele teve com sua empresa.
Como a Kaledo pode ajudar a aumentar a percepção de valor da sua empresa
Você já deve ter notado que a percepção de valor não está sempre relacionada ao preço nem qualidade ou exclusividade de um produto, certo? Em muitos casos, o que realmente faz a diferença é toda a percepção que o consumidor tem da empresa e como ele se sente com a compra.
Dentre as ações ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, o programa de vantagens, descontos e benefícios torna-se uma opção bastante viável, principalmente para empresas que procuram fidelizar ainda mais sua base de clientes. É então que entra a Kaledo!
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Se você gostou desse artigo, procure colocar todas as ações em prática e, depois, comente aqui embaixo qual foi a que mais deu resultado para a sua empresa. Não deixe de continuar acompanhando o blog da Kaledo para mais conteúdos completos como esse!