Os KPIs são essenciais para a gestão de RH, de pessoas e de marketing, pois permitem acompanhar o desempenho das equipes, dos processos e das estratégias.
Além disso, também podem ser usados para motivar e reconhecer os colaboradores que se destacam, por meio de prêmios e benefícios.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é kpi, qual a sua importância para a gestão de pessoas e de marketing, e como você pode usar os kpis para fidelizar seus clientes com um clube de vantagens. Acompanhe!
O que é KPI e qual a sua importância?
KPI (Key Performance Indicators) é uma forma de medir o desempenho de uma empresa, um setor ou um colaborador em relação aos seus objetivos. Por exemplo, se o objetivo de uma empresa é aumentar as vendas em 10% no ano, um possível KPI seria o número de vendas realizadas por mês.
Os KPIs podem ser quantitativos ou qualitativos, dependendo do tipo de objetivo que se quer medir. Os quantitativos são aqueles que podem ser expressos em números, como vendas, faturamento, lucro, produtividade, etc. Os qualitativos são aqueles que envolvem aspectos mais subjetivos, como satisfação, engajamento, qualidade, etc.
Sua importância está em fornecer dados concretos e confiáveis sobre o desempenho da empresa e dos colaboradores, permitindo avaliar se os resultados estão sendo alcançados ou não. Com base nos KPIs, é possível identificar pontos fortes e fracos, corrigir falhas, melhorar processos, tomar decisões mais assertivas e planejar ações futuras.
Quais são as principais categorias de KPIs?
Os KPIs podem ser classificados em três categorias principais, de acordo com o nível de importância e abrangência:
- KPIs primárias: são os indicadores mais relevantes para o sucesso do seu negócio como um todo. Eles estão relacionados à sua missão, visão e valores. Por exemplo, o lucro líquido, a satisfação do cliente, o market share, etc;
- KPIs secundárias: são os indicadores que medem o desempenho dos seus departamentos ou áreas funcionais. Eles estão relacionados aos seus objetivos específicos e contribuem para os KPIs primários. Por exemplo, o número de vendas, o custo por lead, a taxa de retenção, etc;
- KPIs terciárias: são os indicadores que medem o desempenho das suas atividades operacionais ou dos seus colaboradores individuais. Eles estão relacionados às suas metas operacionais e contribuem para os KPIs secundários. Por exemplo, o tempo médio de atendimento, a produtividade por hora, a qualidade do serviço, etc.
Quais são os principais tipos de KPI?
Os tipos de KPI variam de acordo com o segmento de atuação, o modelo de negócio e a estratégia da empresa. No entanto, existem alguns tipos mais comuns e utilizados em diferentes áreas. Veja alguns exemplos:
Vendas
- Faturamento: mede o valor total das vendas realizadas em um determinado período;
- Taxa de conversão: mede a proporção de leads que se tornam clientes efetivos;
- Taxa de Churn: mede a proporção de clientes que cancelam ou não renovam o contrato com a empresa;
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente): mede o valor investido para conquistar cada novo cliente;
- LTV (Lifetime Value): mede o valor médio que cada cliente gera para a empresa ao longo do tempo.
Marketing Digital
- Alcance: mede o número de pessoas que foram expostas à sua marca ou ao seu conteúdo;
- Interações: mede o número de pessoas que interagiram com a sua marca ou com o seu conteúdo por meio de likes, comentários, compartilhamentos, etc.;
- Tráfego no site: mede o número de visitantes que acessaram o seu site em um determinado período;
- Tempo de permanência: mede o tempo médio que cada visitante ficou no seu site;
- Bounce rate: mede a proporção de visitantes que saíram do seu site sem realizar nenhuma ação.
Produtividade
- Eficiência: mede a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos;
- Eficácia: mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos esperados;
- Efetividade: mede a relação entre os resultados obtidos e os benefícios gerados para o cliente ou para a sociedade.
Como escolher um bom KPI?
Para escolher um bom KPI, é preciso levar em conta alguns critérios, como:
- Disponibilidade para ser mensurado: o KPI deve ser baseado em dados que podem ser coletados, analisados e comparados de forma confiável e consistente;
- Importância para a base do negócio: o KPI deve estar alinhado com a sua estratégia, com a sua proposta de valor e com as suas prioridades;
- Relevância: o KPI deve refletir o impacto real do seu desempenho no seu negócio, no seu cliente ou no seu mercado;
- Ajudar em escolhas inteligentes: o KPI deve fornecer informações úteis e acionáveis para a tomada de decisão;
- Ter periodicidade: o KPI deve ser acompanhado com uma frequência adequada ao seu ciclo de negócio, podendo ser diário, semanal, mensal, trimestral, anual, etc.
Como usar os kpis na gestão de pessoas e de marketing?
Os KPIs podem ser usados na gestão de pessoas e de marketing para acompanhar o desempenho das equipes e dos colaboradores em relação aos objetivos da empresa.
Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar a retenção de clientes em 20% no ano, um possível KPI seria a taxa de churn (ou cancelamento) dos clientes por mês.
Para usá-los na gestão de pessoas e de marketing, é preciso seguir alguns passos:
- Definir os objetivos da empresa e dos setores envolvidos;
- Escolher os kpis mais adequados para medir esses objetivos;
- Estabelecer metas claras e realistas para cada kpi;
- Coletar e analisar os dados dos kpis periodicamente;
- Comparar os resultados obtidos com as metas estabelecidas;
- Dar feedbacks aos colaboradores sobre o seu desempenho;
- Reconhecer e premiar os colaboradores que atingirem ou superarem as metas.
Como premiar os colaboradores com base nos KPIs?
Uma forma eficaz de motivar e reconhecer os colaboradores que atingirem ou superarem as metas dos kpis é oferecer prêmios e benefícios que sejam atrativos e relevantes para eles. Uma ótima opção é criar um clube de vantagens para os colaboradores.
Um Clube de Vantagens, como o da Kaledo, é um programa que oferece descontos exclusivos em produtos e serviços de diversas categorias, como alimentação, lazer, educação, saúde, beleza, viagens, etc. Os colaboradores podem escolher as ofertas que mais lhe interessam e aproveitar as vantagens no seu dia a dia.
Essa abordagem traz diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores. Para a empresa, aumenta a satisfação, o engajamento, a produtividade e a retenção dos colaboradores, além de reduzir os custos com benefícios tradicionais. Para os colaboradores, aumenta o poder de compra, a qualidade de vida, a autoestima e a fidelidade à empresa.
Saiba mais: Marketing de produto: o que é, como fazer | Kaledo
Como fidelizar os clientes com um clube de vantagens?
Além de premiar os colaboradores, um clube de vantagens também pode ser usado para fidelizar os clientes da empresa. A ideia é oferecer aos clientes que compram os produtos ou serviços da empresa acesso a um clube de vantagens exclusivo, com descontos em diversas categorias.
Um clube de vantagens para os clientes traz diversos benefícios para a empresa e para os clientes. Para a empresa, aumenta a satisfação, o valor percebido, a recorrência e a retenção dos clientes, além de gerar diferenciação competitiva e indicações. Para os clientes, aumenta o poder de compra, a qualidade de vida, a confiança e a lealdade à empresa.
Saiba mais: Foco no cliente: como fidelizar e encantar seus consumidores | Kaledo
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é um KPI, por que ele é importante, quais são as suas principais categorias e tipos e como escolher um bom KPI para o seu negócio. Com essas informações, você poderá melhorar a sua gestão de RH, gestão de pessoas e gestão de marketing. Lembre-se de que os KPIs são ferramentas poderosas para monitorar, avaliar e otimizar o seu desempenho.
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