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Parceria de negócios: o que é, como fazer e quais os benefícios para empresas em expansão

pessoas diversas dão as mãos simulando uma parceria de negócio sobre mesa com notebook e anotações

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Você já pensou em fazer uma parceria de negócios com outra empresa? Essa pode ser uma ótima estratégia para expandir o seu mercado, aumentar a sua competitividade e fidelizar os seus clientes. 

Mas o que é uma parceria de negócios, como fazer e quais são os benefícios? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre esse tema. Acompanhe!

O que são parcerias de negócios?

Uma parceria de negócios é uma forma de cooperação entre duas ou mais empresas, que buscam atingir objetivos comuns, compartilhando recursos, conhecimentos, tecnologias e informações. 

Essa parceria pode ser formal ou informal, de curto ou longo prazo, de maior ou menor abrangência, dependendo do tipo e do grau de envolvimento das empresas parceiras, que podem ter diferentes finalidades, como:

  • Desenvolver ou aprimorar produtos ou serviços;
  • Ampliar ou diversificar o portfólio de ofertas;
  • Aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca;
  • Acessar novos mercados ou segmentos de clientes;
  • Reduzir custos ou riscos operacionais;
  • Aproveitar oportunidades de inovação ou crescimento;
  • Criar valor para os clientes e para a sociedade.

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Quais são os benefícios das parcerias empresariais?

2 homens e 2 mulheres sorriem enquanto os homens dão um aperto de mão de negócios

Uma parceria de negócios pode trazer diversos benefícios para as empresas envolvidas, tais como:

Menos burocracia

Uma das vantagens das parcerias de negócios é que elas podem ser mais ágeis e flexíveis do que outras formas de associação, como fusões, aquisições ou joint ventures. 

Isso porque as parcerias de negócios não exigem mudanças na estrutura societária ou na gestão das empresas, nem envolvem processos complexos de integração ou adaptação. 

Assim, as empresas parceiras podem manter a sua autonomia e identidade, ao mesmo tempo em que se beneficiam da colaboração mútua.

Atuação estratégica no mercado

Outro benefício das parcerias de negócios é que elas permitem que as empresas parceiras atuem de forma mais estratégica no mercado, aproveitando as competências e os diferenciais de cada uma. 

Por exemplo: uma empresa que tem um produto de qualidade, mas que não tem uma boa distribuição, pode fazer uma parceria com outra empresa que tem uma rede de canais de venda bem estabelecida, e assim ampliar o seu alcance e a sua penetração no mercado. 

Ou então, uma empresa que tem uma marca forte, mas que não tem um portfólio diversificado, pode fazer uma parceria com outra empresa que tem uma variedade de produtos ou serviços complementares, e assim oferecer mais valor e soluções para os clientes.

Maior capacidade competitiva

Um terceiro benefício das parcerias de negócios é que elas podem aumentar a capacidade competitiva das empresas parceiras, tanto em relação aos concorrentes diretos, quanto aos indiretos. 

Isso porque as parcerias de negócios podem gerar economias de escala, de escopo ou de rede, que se traduzem em redução de custos, aumento de receitas ou melhoria de qualidade. 

Além disso, as parcerias de negócios podem estimular a inovação, a criatividade e a aprendizagem organizacional, que são fatores essenciais para a diferenciação e a sustentabilidade dos negócios.

Quais são os tipos de parceiros de negócios?

Existem diferentes tipos de parceiros de negócios, que podem ser classificados de acordo com o grau de envolvimento, o nível de integração ou o tipo de atividade que realizam em conjunto. Alguns dos principais tipos de parceiros de negócios são:

Parceria de produto ou serviço

Nesse tipo de parceria, as empresas parceiras desenvolvem e aprimoram um produto ou serviço em conjunto, ou oferecem um produto ou serviço de forma conjunta. 

Por exemplo: duas empresas de software podem fazer uma parceria para criar uma solução integrada, que combine as funcionalidades de ambas. 

Uma empresa de turismo pode fazer uma parceria com uma empresa de transporte, para oferecer pacotes de viagem que incluem passagens e hospedagem.

Parceria de marca (Co-Branding)

Nesse tipo de parceria, as empresas parceiras associam as suas marcas, para criar uma nova identidade ou para reforçar a imagem de ambas. 

Por exemplo: duas empresas de alimentos podem fazer uma parceria para lançar um produto que leve o nome das duas marcas, como um biscoito recheado com chocolate. 

Uma empresa de moda também pode fazer uma parceria com uma empresa de cosméticos, para criar uma linha de maquiagem que tenha a assinatura da marca de moda.

Parceria de distribuição

Nesse tipo de parceria, as empresas parceiras compartilham os seus canais de distribuição, para aumentar o seu alcance ou a sua eficiência. 

Por exemplo: uma empresa de e-commerce pode fazer uma parceria com uma empresa de logística, para utilizar a sua rede de entregas. Ou então, uma empresa de telecomunicações pode fazer uma parceria com uma empresa de varejo, para vender os seus serviços nas lojas da empresa de varejo.

Corporate Ventures

Nesse tipo de parceria, uma empresa estabelecida investe ou apoia uma empresa iniciante, que tenha potencial de crescimento ou de inovação. 

Por exemplo: uma empresa de tecnologia pode fazer uma parceria com uma startup, que tenha uma solução disruptiva ou complementar à sua. Ou então, uma empresa de saúde pode fazer uma parceria com uma biotech, que tenha uma pesquisa promissora ou uma patente exclusiva.

Como encontrar bons parceiros de negócios?

um homem 2 duas mulheres se cumprimentam com prédios no background

Para encontrar bons parceiros de negócios, é preciso seguir alguns passos, como:

Estude o mercado

Antes de buscar um parceiro de negócios, é importante conhecer bem o mercado em que você atua, identificando as tendências, as oportunidades, as ameaças e os desafios que ele apresenta. 

Assim, você poderá definir quais são os seus objetivos, as suas necessidades e as suas expectativas com a parceria.

Conheça seus concorrentes

Além de estudar o mercado, é fundamental analisar os seus concorrentes, tanto os diretos quanto os indiretos, para entender quais são os seus pontos fortes e fracos, as suas estratégias e os seus diferenciais. 

Assim, você poderá identificar quais são as suas vantagens competitivas, as suas lacunas e as suas oportunidades de melhoria.

Diferença entre concorrentes diretos e indiretos

Os concorrentes diretos são aqueles que oferecem produtos ou serviços similares aos seus, para o mesmo público-alvo e na mesma área geográfica. 

Os concorrentes indiretos são aqueles que oferecem produtos ou serviços substitutos ou complementares aos seus, para o mesmo público-alvo ou para públicos diferentes, na mesma ou em outras áreas geográficas.

Ofereça um diferencial

Para atrair bons parceiros de negócios, é preciso oferecer algo que os interesse e que os beneficie, seja um produto ou serviço de qualidade, uma marca reconhecida, uma tecnologia inovadora, um conhecimento especializado, uma rede de contatos, um acesso a recursos, etc. Assim, você poderá demonstrar o seu valor e o seu potencial como parceiro.

Saiba mais: Como se destacar contra empresas concorrentes? 

Como criar conexões com possíveis parceiros?

Depois de definir o seu diferencial, é hora de criar conexões com possíveis parceiros, usando diferentes canais e ferramentas, como:

  • Pesquisa na internet: você pode usar sites de busca, redes sociais, plataformas de negócios, blogs, fóruns, etc., para encontrar empresas que tenham afinidade com o seu perfil, o seu segmento e os seus objetivos;
  • Indicações e recomendações: você pode pedir indicações e recomendações de pessoas que conheçam ou tenham trabalhado com empresas que possam ser boas parceiras para você, como clientes, fornecedores, colaboradores, consultores, mentores, etc;
  • Eventos e networking: você pode participar de eventos e atividades relacionados ao seu setor ou ao seu público-alvo, como feiras, congressos, workshops, webinars, etc., para conhecer e interagir com potenciais parceiros, trocar cartões, apresentar o seu negócio, etc;
  • Parcerias estratégicas: você pode buscar parcerias estratégicas com entidades ou organizações que tenham influência ou credibilidade no seu mercado, como associações, sindicatos, câmaras de comércio, universidades, incubadoras, aceleradoras, etc., para obter apoio, orientação, capacitação, visibilidade, etc.

Como um clube de vantagens pode ajudar na expansão da sua empresa?

Homem aperta mão de mulher diante de uma mesa de negócios

Um clube de vantagens é uma forma de fidelizar os seus clientes, oferecendo benefícios exclusivos, como descontos, brindes, serviços, experiências, etc., em troca de um cadastro, uma assinatura, uma compra, uma indicação, etc. Um clube de vantagens pode ajudar na expansão da sua empresa, pois:

  • Aumenta a satisfação e a retenção dos clientes: ao oferecer vantagens que agregam valor e que atendem às necessidades e aos desejos dos seus clientes, você aumenta a sua satisfação e a sua lealdade, fazendo com que eles comprem mais, voltem mais vezes e permaneçam mais tempo com a sua empresa;
  • Atrai novos clientes e gera indicações: ao oferecer vantagens que sejam atrativas e que se diferenciam da concorrência, você atrai novos clientes que queiram aproveitar as suas ofertas, e também gera indicações, pois os seus clientes satisfeitos tendem a recomendar a sua empresa para os seus amigos, familiares, colegas, etc;
  • Fortalece a sua marca e a sua reputação: ao oferecer vantagens que sejam relevantes e que estejam alinhadas com a sua proposta de valor e com a sua missão, visão e valores, você fortalece a sua marca e a sua reputação, pois os seus clientes reconhecem o seu compromisso com a qualidade, a inovação, a responsabilidade social, etc.

Saiba mais: Melhores Clubes de Vantagens: veja quais são eles! 

Como empresas parceiras podem utilizar clubes de vantagens?

Conforme explicamos acima, um clube de vantagens pode ser uma estratégia interessante para fechar boas parcerias de negócios. Um deles é o Clube de Vantagens da Kaledo.

Somos uma plataforma que oferece soluções personalizadas de clube de vantagens, programa de pontos, premiação e saúde para empresas de diversos segmentos e tamanhos. 

Com nosso Clube de Vantagens, você pode fidelizar os seus clientes, colaboradores e associados, oferecendo benefícios exclusivos, como descontos, cashback, gift cards, medicamentos, etc. 

Além disso, você pode utilizá-lo para fortalecer as suas parcerias de negócios, de diversas formas, como:

  • Criar um clube de vantagens conjunto com os seus parceiros, oferecendo benefícios de ambas as empresas para os seus clientes, como por exemplo, um desconto na compra de um produto de uma empresa e um serviço de outra empresa, ou um brinde de uma empresa e uma experiência de outra empresa;
  • Integrar o seu clube de vantagens existente com o dos seus parceiros, permitindo que os seus clientes possam acumular pontos, trocar por prêmios, resgatar ofertas, etc., tanto na empresa parceira quanto na sua própria empresa;
  • Oferecer vantagens exclusivas para os clientes dos seus parceiros, como por exemplo, um desconto maior, um brinde especial, um serviço gratuito, etc., para os clientes que comprarem na empresa parceira, ou que apresentarem um cupom, um código, um cartão, etc., da empresa parceira.

Conclusão

Fechar uma parceria de negócios é uma excelente forma de expandir o seu mercado, aumentar a sua competitividade e fidelizar os seus clientes. Para fazer uma boa parceria de negócios, é preciso estudar o mercado, conhecer os seus concorrentes, oferecer um diferencial e criar conexões com possíveis parceiros. 

Além disso, é preciso escolher o tipo de parceria que mais se adequa aos seus objetivos, seja uma parceria de produto ou serviço, de marca, de distribuição ou de corporate ventures.

Por fim, é interessante utilizar um clube de vantagens, como o da Kaledo, que pode ser uma ferramenta poderosa para atrair, reter e encantar os seus clientes, oferecendo benefícios exclusivos, que podem ser compartilhados ou integrados com os seus parceiros de negócios.

Gostou deste conteúdo? Então, veja como a Kaledo te ajuda a se destacar no mercado e reter clientes!

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