As empresas que valorizam seus colaboradores sentem que, em relação ao trabalho, terão lucros mais altos e maior moral dos funcionários.
Como os funcionários precisam estar motivados para fornecer serviços de alta qualidade a seus clientes, qualquer falta de motivação levará a produtos de baixa qualidade.
Essas organizações oferecem aos funcionários muitos incentivos, como salários e benefícios.
Curioso para saber o que essas organizações fazem por seus funcionários? Então continue lendo!
O que é valorização profissional?
A valorização profissional é o ato de promover medidas que demonstrem a importância do trabalho de um colaborador para a organização. Isso também garante o bom funcionamento das atividades da organização.
Em outras palavras, a valorização profissional é o reconhecimento do trabalho de um funcionário.
Avaliar o valor dos serviços de um profissional é fundamental ao considerar seu papel no sucesso da empresa. É necessário encorajar isso mostrando apreço por seus esforços.
Objetivamente, podemos reconhecer que a ideia está naturalmente ligada ao reconhecimento do esforço dos funcionários por parte dos supervisores e grupos de pessoas.
Com isso, várias ações podem ser tomadas de modo a fornecer esse reconhecimento e valorização profissional do colaborador, como:
- Promoções;
- Pagamento de hora extra;
- Treinamentos;
- Entregando responsabilidades importantes a funcionários motivados;
- Ações integradoras.
Os bônus fornecidos pelos empregadores não são a única opção para os trabalhadores.
Isso porque muitos deles podem preferir outras formas de apoio, como treinamentos específicos. Cabe ao gestor conversar com os funcionários para saber o que realmente motiva a equipe.
Em suma, a valorização profissional está relacionada ao sentimento de empoderamento dos funcionários, um ambiente de trabalho positivo e a percepção de que o trabalho árduo e capacitado realmente compensa dentro da empresa.
Por que valorizar os colaboradores?
A apreciação ajuda os funcionários, suas famílias e seus empregadores. Os funcionários felizes permanecem leais, trabalham mais e adoecem menos.
Isso causou um ganho financeiro inesperado para a maioria das empresas, levando também a maior produtividade e lealdade do trabalhador.
A conexão entre produtividade e felicidade foi comprovada por meio de pesquisas científicas. É por isso que trabalhar mais leva a um maior grau de produtividade.
Um estudo feito na Universidade de Warwick, nos Estados Unidos, constatou que funcionários felizes produzem até 12% a mais do que funcionários infelizes. Isso foi apontado pelos próprios funcionários, que afirmaram ter sentido esse aumento de produtividade.
Funcionários mais leais pedem menos demissões, diminuindo o turnover da empresa e diminuindo assim o custo da rotatividade de funcionários. Também reduz os esforços do RH em recrutar e selecionar substitutos para aqueles que saem da organização.
Dessa forma, a equipe de RH pode focar em outras atividades, como a própria campanha de avaliação.
Hoje, todos percebem que um bom ambiente de trabalho respeita os colaboradores e oferece condições para o pleno desempenho das tarefas.
Se olharmos para as grandes empresas que atualmente dominam o mercado, como Facebook e Google, todas são terceirizadas com foco constante na satisfação, tratando os funcionários como clientes.
As empresas que se esforçam para reter os melhores talentos serão bem-sucedidas. Isso ocorre porque eles oferecem salários competitivos, benefícios e um ambiente de trabalho amigável.
Além disso, políticas da empresa que promovam bem-estar e lazer nos funcionários podem aumentar sua satisfação e retenção.
Quais são as empresas que mais valorizam seus colaboradores?
Algumas empresas são destaque quando se fala na valorização de colaboradores. Confira a seguir!
O Google se destaca na criação de novas ideias. Por isso, a empresa se preocupa em se manter engajada com seus colaboradores.
O Google adora como seus chefs preparam suas refeições e também aprecia o trabalho árduo e a criatividade da equipe. Eles também buscam novas ideias de cada funcionário, graças ao seu generoso pacote de benefícios.
Os funcionários do Google estão incrivelmente felizes e satisfeitos com a empresa para a qual trabalham. Isso se deve em grande parte à incrível cultura de local de trabalho que o Google implementa, além de sua assistência 100%.
Os funcionários do Google se beneficiam de muitas vantagens. Cada um dos escritórios do Google oferece aos funcionários comida grátis em suas geladeiras, além de videogames e mesas de bilhar.
Os funcionários podem levar seus cachorros para o trabalho e ainda têm a opção de comer lanches gratuitamente.
O Google é famoso por estes benefícios graças à crescente popularidade da empresa. Os novos pais recebem um bônus chamado conexão com o bebê. Pode ser usado para comprar fraldas ou outros suprimentos para bebês.
Além disso, receber uma conexão de bebê garante acesso a gênios da tecnologia, incentivos para desenvolver projetos pessoais e oportunidades para testar produtos antes de serem vendidos ao público.
Como outras empresas de tecnologia, o Facebook chamou a atenção para as vantagens disponíveis para seus funcionários.
O plano de saúde da rede social de Mark Zuckerberg inclui seguro médico, odontológico e de vida.
Além disso, reembolsa 50% do valor mensal das academias que os colaboradores frequentam.
Outro ponto é que, além dos quatro meses de licença-maternidade, o Facebook está oferecendo US$ 4.000 para cobrir custos de adoção para funcionárias que adotam crianças.
Funcionários com filhos menores de 5 anos podem receber até US$ 3.000 por ano para pagar babás.
Adidas
Funcionários da Adidas relatam uma atmosfera descontraída, ótimas instalações, código de vestimenta perfeito (não social), equipe jovem, muitas oportunidades para eventos internos.
A empresa prioriza a transição de pessoal interno entre departamentos, o que proporciona muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
L’Oréal
A L’Oréal Brasil foi incluída na lista de empresas mais queridas pelos funcionários.
A empresa sempre pensa no bem-estar de seus colaboradores, oferecendo inúmeros benefícios para facilitar o ambiente de trabalho e valorizando as competências de cada um.
Alguns exemplos são o trabalho flexível (a flexibilidade de trabalhar remotamente uma vez por semana), shorts disponíveis o ano todo, horário de sexta-feira reduzido e uma plataforma de treinamento online que oferece mais de 10.000 cursos.
HP
A política global de horário flexível e trabalho remoto da HP está em vigor há 15 anos. Durante esse tempo, a empresa empregou mais de 8.400 funcionários – 40% dos quais trabalham remotamente.
A negociação centrava-se nas funções de trabalho, ou atividades que envolviam a interação diária com os clientes. Além disso, as regulamentações impostas pelo sindicato coletivo precisavam ser atendidas.
Isso incluía call centers, que infelizmente não puderam ser incluídos na política.
O acordo também inclui um regime de desempenho e aumento de produtividade devido à diminuição do tempo de deslocamento dos funcionários.
O que as empresas estão fazendo para seus funcionários?
As empresas que se concentram nas necessidades dos funcionários investem na saúde e na felicidade de seus funcionários.
Oferecer um programa especializado não o ajudará a aumentar a felicidade dos funcionários. Você precisa fornecer a seus funcionários todos os componentes necessários de um programa de bem-estar.
As empresas que cuidam de seus funcionários influenciam positivamente a vida dos trabalhadores, aumentam a produtividade e ganham mais dinheiro.
Fornecer aos colaboradores o que eles pedem torna seus funcionários mais focados e satisfeitos.
Programas destinados a melhorar a saúde mental dos funcionários aumentam a probabilidade de retenção de funcionários.
As empresas que se concentram em melhorar o bem-estar de seus funcionários são vistas como um empregador desejável.
Muitos profissionais percebem a necessidade de manter um ambiente de trabalho saudável. Isso os motiva a procurar dicas e truques para implementação no local de trabalho.
Nesse caso, as empresas que investem no bem-estar dos funcionários, conseguem se destacar no mercado por isso.
Nas próximas linhas, confira 5 coisas que uma empresa ajuda na valorização de seus colaboradores:
Benefícios voltados para saúde
Implementar planos para fornecer assistência e benefícios aos seus funcionários é fundamental. É uma das dicas mais importantes e muda drasticamente a qualidade de seu trabalho.
Ter acesso a recursos permite que eles se cuidem e busquem atendimento profissional quando necessário.
Ele permite que os empregadores reconheçam o trabalho árduo dos funcionários e forneçam uma ajuda significativa.
Como já estão insatisfeitos com os programas e benefícios que recebem, não terão dificuldade em lidar com isso.
Horários flexíveis
As empresas que incentivam hábitos de trabalho positivos geralmente pressionam por horários e condições de trabalho estranhos.
Considere quaisquer mudanças nas rotinas ou horários de trabalho de seus funcionários; idealmente, tente usar o trabalho remoto, se possível. As empresas da Europa usam 4 dias da semana para trabalhar com tempo adicional para lazer.
Os resultados são positivos, e os colaboradores apontam melhorias na sua saúde mental.
Ambiente de trabalho acolhedor
Em um ambiente de trabalho confortável e que atenda às necessidades dos funcionários, eles se sentem bem-vindos.
Embora algumas casas exijam poltronas, salas de jogos ou almofadas, é perfeitamente aceitável ter quartos com melhor acústica sem eles. Isso permite que as famílias evitem interrupções nas rotinas.
O objetivo é entender o que os funcionários precisam para atender às suas necessidades e criar um ambiente que as atenda.
Dar aos trabalhadores um ambiente de trabalho mais espaçoso aumenta a probabilidade de ficarem genuinamente satisfeitos
Rotinas descomplicadas
Empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários mudam sua estrutura de trabalho.
Reduzir o número de reuniões presenciais entre os funcionários é uma maneira fácil de ajudar a equipe a se manter mais organizada. Isso também ajuda a evitar qualquer confusão ou estresse nos funcionários que têm muitas tarefas esperando por eles.
Suporte emocional
Por fim, se você quer ser uma das empresas que mais investe no bem-estar de seus funcionários, precisa oferecer suporte emocional a eles.
Isso significa fornecer toda a ajuda e assistência de que precisam em suas circunstâncias.
Por exemplo, ter um profissional de atendimento lidando com uma crise de ansiedade é uma medida simples que pode ter um grande impacto.
Além disso, os funcionários se sentem acolhidos e ouvidos, e mesmo que não seja uma mudança real, muda o ambiente de trabalho e o torna mais confortável.
Como a Kaledo pode te ajudar a valorizar seus colaboradores?
É fundamental entender as principais necessidades dos colaboradores de sua equipe para saber como valorizá-los.
Novos recursos tecnológicos facilitam os processos de valorização e isso é especialmente verdadeiro quando se comparam os benefícios dos funcionários.
Existem relatos que podem ser feitos sobre os hábitos de uma pessoa e como os benefícios que ela recebeu foram aplicados no Kaledo.
Sem essas informações, você não receberá o suporte necessário para fornecer aos funcionários benefícios adicionais que melhorem sua vida profissional e ajudem a reduzir o tempo e os recursos gastos em benefícios que não interessam às pessoas.
A plataforma de recursos da Kaledo permite gerir as suas parcerias existentes da melhor forma possível e proporcionar uma melhor experiência de trabalho. Os recursos da Kaledo permitem que você personalize os benefícios que recebe para atender às necessidades específicas de sua equipe. Aproveite agora mesmo a demonstração gratuita para ver como Kaledo pode ajudar sua empresa a ter sucesso!