Dia da Black Friday: como fidelizar clientes com clube de benefícios e aumentar suas vendas

Duas amigas fazendo compra online na Black Friday.

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Você sabe o que é a Black Friday? Trata-se de uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos e que acontece na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças. Nesse dia, as lojas oferecem descontos incríveis em diversos produtos e serviços, atraindo milhões de consumidores em busca de boas oportunidades.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2010 e desde então vem ganhando cada vez mais espaço no calendário do varejo. Mas por que existe a Black Friday? 

Existem algumas teorias sobre a origem do termo, mas uma das mais aceitas é que ele se refere ao fato de que nesse dia as contas das lojas saem do vermelho e entram no preto, ou seja, passam a ter lucro. O fato é que a Black Friday se tornou uma oportunidade imperdível para os consumidores e para os lojistas. 

Mas como aproveitar o dia da Black Friday da melhor forma possível? Como se destacar da concorrência e fidelizar seus clientes? A resposta pode estar em um clube de benefícios. Confira!

O que é um clube de benefícios?

Um clube de benefícios é uma estratégia de marketing que visa oferecer vantagens exclusivas para os clientes fiéis de uma marca. Essas vantagens podem ser descontos, brindes, frete grátis, acesso a conteúdos especiais, participação em sorteios, entre outras.

O objetivo de um clube de benefícios é aumentar o engajamento, a satisfação e a lealdade dos clientes, incentivando-os a comprar mais vezes e a indicar a marca para outras pessoas. 

Além disso, um clube de benefícios pode ajudar a coletar dados sobre o perfil e o comportamento dos consumidores, permitindo criar ofertas personalizadas e segmentadas.

Como usar um clube de benefícios na sua operação de Black Friday?

Mulher mostrado seu cartão de compras para vendedora.

Um clube de benefícios pode ser um diferencial competitivo no dia da Black Friday da sua empresa. Afinal, nessa data, os consumidores estão mais propensos a comprar, mas também mais exigentes e atentos às ofertas. Por isso, oferecer vantagens exclusivas pode ser uma forma de atrair e reter esses clientes.

Mas como fazer isso na prática? Veja algumas dicas:

Crie um programa de pontos ou cashback

Uma forma simples e eficaz de recompensar seus clientes é criar um sistema de pontos ou cashback, ou seja, devolver parte do valor da compra em créditos para serem usados em compras futuras. Assim, você estimula os clientes a voltarem à sua loja e a gastarem mais.

Saiba mais: Programa de fidelidade: o que é, como funciona e como utilizar?

Ofereça descontos progressivos ou cumulativos

Outra ideia é oferecer descontos progressivos ou cumulativos para os clientes do seu clube de benefícios. Por exemplo, você pode dar 10% de desconto na primeira compra, 15% na segunda e 20% na terceira. Ou então, você pode dar um desconto extra para quem comprar acima de um determinado valor.

Antecipe ou estenda as ofertas da Black Friday

Uma forma de valorizar os clientes do seu clube de benefícios é dar a eles acesso antecipado ou prolongado às ofertas no dia da Black Friday. Assim, você cria um senso de exclusividade e urgência, além de evitar que eles comprem da concorrência.

Crie combos ou kits especiais

Outra maneira de surpreender seus clientes é criar combos ou kits especiais com produtos ou serviços complementares. Por exemplo, você pode vender um celular com um fone de ouvido, uma capinha e um carregador por um preço mais atrativo do que se fossem comprados separadamente.

Invista em frete grátis ou rápido

O frete é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra dos consumidores. Por isso, oferecer frete grátis ou rápido para os clientes do seu clube de benefícios pode ser um grande diferencial. Além de economizar, eles recebem seus produtos mais rápido e ficam mais satisfeitos.

Como fidelizar seus clientes na Black Friday através de um clube de benefícios?

Oferecer benefícios exclusivos no dia da Black Friday é uma ótima forma de atrair e converter clientes, mas não basta apenas isso. É preciso também criar um relacionamento duradouro com eles, para que eles continuem comprando da sua marca ao longo do ano. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Saiba mais: Como fidelizar clientes: confira dicas incríveis.

Comunique-se com seus clientes

Não deixe seus clientes esquecerem de você após o dia da Black Friday. Mantenha contato com eles por meio de e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais ou outros canais. Envie conteúdos relevantes, dicas, novidades, lembretes, agradecimentos, pesquisas de satisfação, etc. Mostre que você se importa com eles e que quer oferecer a melhor experiência possível.

Peça feedback e avaliações

Uma forma de melhorar o seu serviço e a sua reputação é pedir feedback e avaliações dos seus clientes. Assim, você pode identificar pontos fortes e fracos, corrigir erros, resolver problemas, implementar melhorias e mostrar que você valoriza a opinião dos seus clientes. Além disso, você pode usar essas avaliações como prova social para atrair novos clientes.

Crie um calendário de ofertas

Não espere até o próximo dia da Black Friday para oferecer benefícios para os seus clientes. Crie um calendário de ofertas ao longo do ano, aproveitando datas comemorativas, sazonais ou temáticas. 

Por exemplo, você pode oferecer descontos no aniversário do cliente, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados, no Natal, etc. Assim, você mantém seus clientes engajados e interessados na sua marca.

Surpreenda seus clientes

Uma forma de encantar e fidelizar seus clientes é surpreendê-los com gestos inesperados. Por exemplo, você pode enviar um brinde, um cartão personalizado, um cupom de desconto ou uma amostra grátis junto com o pedido. 

Ou então, você pode fazer uma ligação ou uma visita para agradecer pela compra ou para parabenizar pelo aniversário. Essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na percepção e na lealdade dos seus clientes.

Como a Kaledo pode ajudar na Black Friday?

Mulher jovem sorrindo enquanto segura sacolas de compras em uma mão e cartão de benefícios em outra.

Se você gostou das dicas que demos neste artigo e quer criar um clube de benefícios para a sua empresa no dia da Black Friday, nós temos a solução ideal para você: o Clube de Vantagens da Kaledo.

A Kaledo é um ecossistema de benefícios para colaboradores e clientes que oferece soluções completas para você fidelizar seus clientes e vender mais. Com a Kaledo, você pode:

  • Criar um clube de benefícios personalizado para a sua loja, com as vantagens que você quiser oferecer aos seus clientes;
  • Integrar o seu clube de benefícios com o seu sistema de vendas online ou offline, facilitando o cadastro e o resgate dos benefícios;
  • Acompanhar o desempenho do seu clube de benefícios em tempo real, por meio de relatórios e indicadores;
  • Comunicar-se com os seus clientes por meio de diversos canais, enviando ofertas personalizadas e segmentadas.

Não perca tempo e entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre a Kaledo e como ela pode ajudar você a fidelizar seus clientes e vender mais na Black Friday.

Conclusão

O dia da Black Friday é uma data muito importante para o varejo brasileiro e uma oportunidade única para aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes. Mas para isso, é preciso se diferenciar da concorrência e oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes.

Um clube de benefícios, como o da Kaledo, é uma estratégia eficiente para te ajudar com isso, pois permite criar ofertas personalizadas e segmentadas, aumentar o engajamento, a satisfação e a lealdade dos clientes e coletar dados valiosos sobre o perfil e o comportamento dos consumidores. Gostou deste conteúdo? Então, descubra como fazer uma campanha de indique e ganhe que traz resultados para o seu negócio!

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