Cada vez mais empresas estão adotando ações para engajar o cliente enquanto desenvolvem suas estratégias de marketing, afinal, o cliente é a alma do negócio. Antigamente bastava fornecer um produto ou serviço de qualidade e pronto, a fidelização acontecia como um passe de mágica.
Mas os tempos mudaram. Novos dados e estudos comprovam que o engajamento do cliente se tornou a prioridade nas estratégias de negócios. Mas por qual razão?
Neste artigo vamos explorar juntos o significado do conceito de engajar o cliente, os benefícios para sua marca e conhecer práticas importantes para obter sucesso em gerar clientes fiéis.
O que significa engajar o cliente?
Existem algumas definições para o termo em questão, no entanto, todas compartilham da mesma essência: o engajamento do cliente refere-se ao quão forte é o relacionamento de uma pessoa com a sua marca. Ou seja, é uma abordagem que agrega valor a cada interação do cliente com o negócio, a fim de aumentar a fidelidade e ganhar sua confiança.
É importante ter em mente que engajar o cliente não está mais limitado à venda de produtos ou à contratação de serviços, em vez disso, entenda que o conceito está fortemente conectado ao envolvimento do consumidor com a sua marca a partir de tudo que ouve, vê ou aprende.
E promover o engajamento entre marca e consumidor traz benefícios tangíveis e intangíveis para o seu negócio. Tal conhecer alguns? Vamos ver logo abaixo.
Os benefícios de engajar o cliente com a marca
Toda empresa quer ver sua receita disparar, esse é o foco de qualquer negócio. Adotar e implementar estratégias de engajamento do cliente, além de melhorar os resultados comerciais, são realmente eficazes para atingir outras metas, como:
- Melhora o relacionamento com o cliente
A tecnologia permitiu que todos os negócios fossem descobertos por qualquer pessoa em fração de segundos, por outro lado, a quantidade de informação recebida pelo público dificultou a nutrição de um relacionamento mais próximo.
Quando sua marca implementa técnicas de engajamento com o consumidor – ou seja, oferece mais que produtos e serviços – a interação do cliente com a sua empresa não termina quando uma transação é finalizada. Esse envolvimento do cliente o fará lembrar da sua marca sempre quando ele pensar em realizar uma nova compra.
- Aumenta a retenção de clientes
A estratégia de engajamento do cliente, quando eficaz, promove o diálogo. E não existe melhor forma de saber quais produtos e serviços precisam de melhorias, senão, quando o cliente pode compartilhar suas experiências com a marca.
E quando o consumidor sente que é ouvido e valorizado pela marca, essa demonstração de interesse ajuda na fidelização e retenção. Assim, é muito provável que ele compre novamente com você.
- Aumento de usuários
Outro benefício ao adotar estratégias para engajamento do cliente é que elas te ajudam a conquistar novos usuários ou, pelo menos, despertam o desejo do público em suas ofertas.
A interação frequente e relevante com seu público é indispensável para fazê-los perceber o valor que seu negócio tem a oferecer e por que você merece um espaço em seus pensamentos.
Ofertas de descontos e promoções são práticas comuns, porém, quanto mais o cliente estiver envolvido com sua marca, em tempo, sua empresa se tornará a primeira opção de escolha em relação aos concorrentes.
- Mais defensores da marca
Ao se envolver com seus clientes rotineiramente, o relacionamento pode ser proveitoso na construção de uma comunidade online e offline de defensores de marca, isto é, pessoas altamente satisfeitas, que confiam e atestam o valor que sua empresa traz em suas vidas.
Uma vez que você tem a confiança dos consumidores, eles fazem questão de recomendar ativamente sua marca em seu círculo social, isso inclui, colegas de trabalho, amigos ou familiares.
Acho que você vai gostar de saber mais sobre esse assunto. Te mostro como formar defensores fiéis do seu negócio aqui: 5 dicas para tornar seu cliente um defensor da sua marca.
Estratégias para aumentar o engajamento do cliente
Agora você sabe o conceito de engajar o cliente e viu alguns benefícios para o seu negócio, bom, então é hora de conhecer práticas que realmente funcionam para nutrir a interação com seu público.
As estratégias de engajamento do cliente variam de acordo com o setor, tamanho da empresa e suas metas, mas os cases de sucesso sempre incluem as seguintes práticas:
- Esteja presente nas redes sociais
Provavelmente essa foi a primeira prática que passou pela sua cabeça, não é? Uma boa presença nas redes sociais é fundamental para se engajar com seu cliente. Além de serem gratuitas, as redes sociais abrem espaços para gerar oportunidades de negócio, compartilhar conteúdos relevantes e formar uma comunidade de pessoas que conversam e são ouvidas pela sua marca.
- Tenha uma abordagem centrada no cliente
O segredo para uma abordagem centrada no cliente é ouvir. Quais são os feedbacks que os clientes estão fornecendo sobre sua marca? Coloque-se sempre no lugar deles para ajudá-los a identificar possíveis desafios e assim, desenvolva uma cultura onde o cliente é o protagonista em todas as etapas do processo de compra. Mas também garanta que você esteja proporcionando uma experiência memorável antes e depois da transação. Essa não é apenas uma maneira segura de gerar conversões, mas também cria fidelidade.
- Produza conteúdo incrível
Seu cliente tem opções no mercado, e uma maneira para você se sobressair dos concorrentes é garantir que sua estratégia de conteúdo seja orientada para o cliente. O consumidor deseja sentir que você está conversando de forma pessoal, diretamente com ele.
Compartilhe conteúdos que forneçam soluções para desafios do dia a dia, isso vai encantar seu cliente e gerar a percepção de você pensa o tempo em facilitar sua vida.
Manter seu cliente engajado é um relacionamento que continua após a venda, é a experiência que faz os clientes se sentirem conectados com sua marca. E por sua vez, clientes engajados gastam mais dinheiro, indicam seus produtos para outras pessoas e se tornam clientes fiéis por muitos e muitos anos.